12061998

939 palavras 4 páginas
IGREJA BATISTA VIDA NOVA
Ministério Manancial de Vida para as Nações

SÉRIE LIBERTAÇÃO

ESTUDO 3: LIBERTAÇÃO PARA A FAMÍLIA

Leia Lucas 19.9 Disse-lhes Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, porque também este é filho de Abraão.

O verdadeiro filho de Abraão é aquele que recebeu a salvação oferecida por Jesus. Como ocorreu com Zaqueu, Jesus ofereceu-se para ir hospedar-se em sua casa. Lucas conta que o chefe dos publicanos desceu da figueira cheio de alegria e prontamente recepcionou Jesus em sua residência (Lc 19.6). É preciso querer receber a Jesus e a salvação que Ele oferece. Lembre-se de quando Jesus nasceu, que na cidade de Belém não havia lugar para recepcionar a José, Maria e o bebê que estava prestes a nascer. Infelizmente, não faltam pessoas que recusam-se a dar lugar para o Senhor em suas vidas.

O verdadeiro filho de Abraão abandona o pecado. Lucas nos conta que o impacto da visita de Jesus foi tão tremendo na vida de Zaqueu que por si mesmo decidiu abandonar todo o pecado. A profissão que ele exercia em Jericó era tida como um meio de enriquecimento ilícito. Os cobradores de impostos a serviço do Império Romano, ou publicanos, eram tidos como traidores e desonestos. Pois Zaqueu era chefe dos cobradores de impostos. Pois a presença de Jesus mudou os valores morais daquele homem que, à frente do Senhor e dos demais convidados professou sua decisão de doar metade de seus bens aos pobres e de ressarcir todo a quem tivesse defraudado (v. 8).

O pecado é típico de quem está perdido na vida. Quando alguém deixa de “estar perdido” e é encontrado pelo Senhor, é natural que o pecado seja rejeitado. Jesus declarou na casa de Zaqueu: O Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido (v. 10). Quando alguém deixa de estar perdido, fica liberto da condenação e do domínio do pecado.

O verdadeiro filho de Abraão permanece acima das críticas. Lucas conta também que a visita de Jesus à casa de Zaqueu provocou críticas de

Relacionados