12 Qu Mica Org Nica Cadeias Carb Nicas

4764 palavras 20 páginas
12 – Química Orgânica (Cadeias Orgânicas)
Princípios Básicos da Química Orgânica: Química Orgânica é a parte da Química que estuda praticamente todos os compostos do elemento Carbono.
Com a síntese da uréia, Wohler deu início a um grande campo de pesquisa, o das sínteses orgânicas. Hoje são conhecidas por volta de 7 milhões de compostos orgânicos contra 200 mil inorgânicos.
Posição na tabela: O carbono está na família 4A da tabela periódica; não é metal nem ametal; não é eletropositivo nem eletronegativo. Tem, portanto facilidade de combinar-se com qualquer elemento.
Ocorrência na Natureza: O carbono é facilmente encontrado na natureza (grande ocorrência).
O número de compostos orgânicos é muito maior do que o número de compostos inorgânicos.
O carbono apresenta uma série de propriedades em virtude das quais há ilimitadas possibilidades de virem a ser sintetizados novos compostos orgânicos, o que atrai a atenção de grande número de pesquisadores para esse campo. São orgânicas em sua maioria, as substâncias que constituem os organismos vivos, que tomam parte nos fenômenos vitais e que apresentam atividade fisiológica pronunciada, como os glicídeos (açúcares), os lipídeos
(gorduras), as proteínas, as vitaminas, os hormônios, as enzimas, os alcalóides, etc.
Na química orgânica são utilizados métodos especiais de trabalho. Os processos de preparação são mais gerais e se aplicam a grande numero de compostos de uma mesma classe. As propriedades físicas e químicas são mais regulares e pode-se prever com maior facilidade o comportamento de um determinado composto.
Características do átomo de Carbono (Postulados de Kekulé): Entre 1858 e 1861, Augusto Kekulé, Archebald
Scott Couper e Alexander M. Butlerov, trabalhando independentemente, lançaram três postulados que constituem as bases fundamentais da Química Orgânica.
1° - Primeiro Postulado: O carbono é tetravalente; pode estabelecer múltiplas ligações.
Exemplo:
H3C ¾ CH3
H2C = CH2
HC º CH
2° - Segundo Postulado: As quatro

Relacionados

  • resumo de farmacologia
    93026 palavras | 373 páginas
  • Estudo das propriedades dielétricas e de bloqueio das monocamadas automontadas
    31984 palavras | 128 páginas
  • Sociologia jurídica machado neto
    148135 palavras | 593 páginas