12 fases do precoceito

2359 palavras 10 páginas
O livro mostra como é importante tratarmos do assunto preconceito em sala de aula. Depois do reconhecimento pelo MEC (Ministério da Educação) sobre a extrema importância deste diálogo entre docentes e discentes, ficou mais fácil a abordagem deste tema o que acarreta também em uma maior facilidade para as discussões que até então eram tidas quase que sem importância.
Eles são relatados em tópicos como:
Mulheres;
Racial;
Homossexuais;
Idosos;
Jovens;
Linguísticos;
Gordos;
Baixinhos;
Antissemitismo;
Deficientes;
Migrantes;
Social. O primeiro deles sobre mulheres nos mostra como era a visão das mulheres no passado e como progredimos (mesmo sabendo que não o suficiente para que tenha sido extinto este preconceito, mas já com olhares bem diferente), superamos barreiras e obstáculos para alcançarmos a tão almejada igualdade de direitos. Foi uma luta árdua (e ainda é), mas que valeu muito a pena, visto que hoje já conseguimos até assumir o cargo mais alto do poder publico do País e colocações profissionais que jamais conseguiríamos até pouco tempo atrás. Para quem achava que lugar de mulher era a cozinha, só porque às vezes temos menos força do que os homens, mas a inteligência se equivale e até supera muitos deles. É claro que ainda há muito que se fazer em relação a isso como, por exemplo, igualdade de salários para as mesmas funções, a ajuda dos homens no lar com os filhos e afazeres domésticos e outras coisas, mas logo chegaremos lá. Não podemos parar de lutar para conseguirmos alcançarmos os nossos objetivos.
O segundo deles o racismo: algo que parece estar entranhado no meio social. Uma visão horrível de fatos que foram destorcidos no passado e que gerou uma série de inverdades que até hoje as pessoas insistem em repetirem como se fosse verdades absolutas. Absurdamente julga o outro pela cor da pela, pela condição social e/ou pelo local de nascimento. Em se tratando dos negros pior ainda. Mistificou-se que são povos de capacidades inferiores por

Relacionados

  • Algoritmos
    2844 palavras | 12 páginas
  • Adocao por pares homoafetivos
    11754 palavras | 48 páginas