12.620.422.1

565 palavras 3 páginas
1. Apontamento e análise de problemas DE COESÃO

1.1 Paráfrase
A paráfrase acontece sempre que recorremos ao procedimento de voltar a dizer o que já foi dito antes, porém, com outras palavras, como se quiséssemos traduzir o enunciado, ou explica-lo melhor, para dei­xar o conteúdo mais transparente, sem perder, no entanto, sua originalidade conceitual. A paráfrase é, portanto, uma operação de reformulação, de dizer o mesmo de outro jeito. É um recurso bastante comum nos textos explicativos, ou naqueles com função didá­tica, nos quais há, obviamente, um interesse particu­lar na compreensão dos pontos abordados.
Normalmente, os fragmentos parafrásicos são introduzidos por expressões do tipo em outras palavras, em outros termos, isto é, ou seja, quer dizer, em resumo, em suma, em síntese, expressões que sinalizam claramente que a mesma informação, o mesmo argumento, O mesmo item volta a ser dito, porém numa outra formulação lingüística e, por vezes, com peque­nos acréscimos ou ajustes.

1.2 Paralelismo
O paralelismo é um recurso muito ligado à coordenação de segmentos que apresentam valores sintá ticos idênticos, o que nos leva a prever que os elementos coordenados entre si apresentem a mesma estrutura gramatical. Ou seja, a unidades semânticas similares deve corresponder uma estrutura gramatical similar. É o que se chama, comumente, de paralelismo ou simetria de construção.

1.3 Repetição propriamente dita A repetição, como o próprio nome indica, corresponde à ação de voltar ao que foi dito antes pelo recurso de fazer reaparecer uma unidade que já ocorreu previamente. Essa unidade pode ser uma palavra, uma seqüência de palavras ou até uma frase inteira. Ao contrário do que aparece nas instruções de certos manuais de redação, a repetição de palavras é um recurso textual significativo. Em geral, e por falta de um conhecimento mais consistente, a repetição tem sido vista apenas como uma característica da oralidade. Os resultados

Relacionados