1188467802/72

938 palavras 4 páginas
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS - FUPAC
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

LIDSON JOSÉ RODRIGUES DA SILVA

CALCULO II

BARÃO DE COCAIS
2014

INTRODUÇÃO
- Na maioria dos casos os desenhos não podem ser feitos em tamanho natural, um exemplo que é fácil de imaginar e a representação em desenho técnico de um navio. Assim, para se fazer esse tipo de desenho se faz necessário o uso de escalas.
- Toda vez que se desenhar um objeto é importante se mencionar a escala utilizada, com ela se consegue facilmente ter uma idéia do tamanho original do objeto.
- A representação da escala no desenho técnico é feita como mostrado abaixo:

- ESC é uma abreviação de Escala, o primeiro número representa o quanto se aumentou no desenho e o segundo o quanto se deve aumentar para a obtenção do produto.

O QUE É ESCALA?
A escala é uma forma de representação que mantém as proporções das medidas lineares do objeto representado. Em desenho técnico, a escala indica a relação do tamanho do desenho da peça com o tamanho real da peça. A escala permite representar, no papel, peças de qualquer tamanho real.
Nos desenhos em escala, as medidas lineares do objeto real ou são mantidas, ou então são aumentadas ou reduzidas proporcionalmente.
As dimensões angulares do objeto permanecem inalteradas. Nas representações em escala, as formas dos objetos reais são mantidas.

A figura A é um quadrado, pois tem quatro lados iguais e quatro ângulos retos. Cada lado da figura A mede A 2u (duas unidades de medida).
B e C são figuras semelhantes a A: também possuem quatro lados iguais e quatro ângulos iguais. Mas, as medidas dos lados do quadrado B foram reduzidas proporcionalmente em relação às medidas dos lados do quadrado A. Cada lado de B é uma vez menor que cada lado correspondente de A.
Já os lados do quadrado C foram aumentados proporcionalmente, em relação aos lados do quadrado A. Cada lado de C

Relacionados

  • 1188467802/72
    789 palavras | 4 páginas