1181345

5928 palavras 24 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Graduação em Geografia

Guilherme Eloy
Iara Oliveira
Matheus Lopes
Poliane de Almeida
Stefany A. Spinola

ORGANIZAÇÕES MULTILATERAIS DO PÓS GUERRA

Belo Horizonte
2014

1. ESTADO NAÇÃO
No decorre do século X, no período classificado como Idade Média, em função das alterações socioeconômicas, decorrente do renascimento do comércio e surgimento da burguesia levou a formação do Estado Nacional.
Durante a Idade Moderna, o governo onde o Monarca/ Rei exerce o poder absoluto classificado como absolutista era o mais comum. Tem como principal característica o seu Rei acima de outros poderes ou concentrar em si os poderes legislativo, executivo e judicial. Neste sistema é excluindo todos os cidadãos de qualquer participação no governo e controle na organização pública. O Estado absolutista assim chamado dependia de impostos e recursos gerados nas atividades manufatureiras e comerciais, onde expansão do mercado e a exploração das colônias se deram através do desenvolvimento das atividades mercantis.
No período moderno a sociedade era denominada sociedade de ordens (Clero, Nobreza e Povo), dividida em classe de proprietários de terras (Clero e Nobreza), classe de trabalhadores.
A ideia de Nação surge da necessidade de apoio a soberania do rei absolutista, que era essencial para a construção de um Estado forte.
Um dos primeiros Estados Nacionais foi Portugal, no século XII. Quando os reis portugueses conseguiram expulsar os mulçumanos e consolidar o poder com o apoio da burguesia.
Buscamos o dicionário Aurélio para entendermos o significado de Estado nação, pesquisamos então o conceito de cada palavra:
1.1- Estado: é um povo social, política e juridicamente organizado, que, dispondo de uma estrutura administrativa, de um governo próprio, tem soberania sobre determinado território. Divisão política, administrativa e territorial de certos países. O

Relacionados