11774852011

713 palavras 3 páginas
Resenha sobre o livro: SILVA, Evandro Lins e. O salão dos passos perdidos: depoimento ao CPDOC. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, Ed. FGV, 1997.
Evandro Cavalcanti Lins e Silva nasceu no dia 18 de janeiro de 1912, na Cidade de Parnaíba, estado do Piauí e faleceu aos 90 anos no dia 17 de dezembro de 2002 na cidade do Rio de Janeiro.
É filho de um juiz de direito de uma cidade do interior do estado do Maranhão que, inclusive, fez o seu parto trazendo ao mundo o terceiro filho de uma família tipicamente grande (treze filhos no total).
É neto de um professor poliglota, humanista e dono de uma vasta biblioteca detentora de maior atenção em detrimento a conversas com membros familiares.
Foi um jurista piauiense famoso, advogado especialista na matéria penal com desenvolvimento expressivo em atividades profissionais no Tribunal do Júri, nos juizados criminais, tribunais superiores e no Supremo Tribunal Federal, professor universitário que também se destacou no cenário político brasileiro.
Membro atuante do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil por diversos períodos foi, também, advogado acusador diligente do processo de impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello.
Autor de livros como, “A defesa tem a palavra”, “Arca de guardados” e o objeto desta resenha “O salão dos passos perdidos”, entre outros, foi eleito em 1998 componente da Academia Brasileira de Letras.
O livro traz, através de uma vertente biográfica, relatos de uma carreira de excelência e acima de tudo ética. A sua infância no nordeste brasileiro, onde nasceu, a formação acadêmica no Rio de Janeiro, o incurso na vida profissional com a influência e convivência de grandes advogados e, também seu passeio com mérito no mundo jornalístico.
É um depoimento de caráter histórico e documental ressaltado em onze capítulos que o autor concedera ao Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (órgão da Fundação Getúlio Vargas) entre 16 de agosto de 1994 e 25 de

Relacionados