117019410213

2627 palavras 11 páginas
MEMORIAL

Pesquisei sobre o Projeto Político Pedagógico da escola e sobre o Regimento Escolar da mesma, entrevistei vários professores e funcionários da escola. Encontrei e muitas informações importantes sobre a instituição. Aprendi que o Regimento Escolar define os objetivos da escola, o nível de ensino que é oferecido pela escola e como ela opera. Como é feito a divisão das responsabilidades e atribuições a cada pessoa, evitando assim, que o gestor da escola concentre todas as ordens, todo o trabalho em suas mão, determinando o que cada um deve fazer e como deve fazer.
O Regimento Escolar surgiu da reflexão de que a escola tem de si mesma, e esta de acordo com a legislação e ordem que é aplicada no país, estado e município. Proporciona o aperfeiçoamento da qualidade da educação, estabelecendo a responsabilidade de cada um dos segmentos que compõe a instituição escolar como forma de garantir o cumprimento dos direitos e deveres da comunidade escolar.
Aprendi também que o PPP é a tradução dos anseios de todos. Hoje, reconhecendo os avanços na universalização da educação, esta adquire uma importância dramática na modernização do país. E há uma percepção crescente do descompasso entre os modelos tradicionais de ensino e as novas possibilidades que a sociedade já desenvolve informalmente e que as tecnologias atuais permitem.
A educação é a soma de todos os processos de transmissão do conhecido, do culturalmente adquirido e de aprendizagem de novas idéias, procedimentos, soluções realizados por pessoas, grupos, instituições, organizada ou espontaneamente, formal ou informalmente.
A organização escolar é pesada e prudente. Prudente para não embarcar em qualquer aventura, porque precisa preservar o passado, olhar para o presente e preparar para o futuro.
Mas os desafios sociais são tão gigantescos, as mudanças acontecidas e em fase de implantação são tão dramáticas em todos os setores, que estão pressionando violentamente a educação escolar por novas soluções em

Relacionados