116788342

2528 palavras 11 páginas
PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL–EDUCAÇÃO INFANTIL
PÚBLICO ALVO: CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS

APRESENTAÇÃO

Desde pequena, ouvia meus pais dizendo que tinha de comer muitas frutas, verduras e legumes, para crescer forte e saudável. Bem, elas não eram o que eu preferia, mas por obediência, comia. Alguns anos se passaram e hoje reproduzo a fala de meus pais com meus alunos. No início, era apenas um conhecimento empírico, porém a necessidade de estimular meus alunos de uma forma lúdica e atraente, fui buscando informações a respeito do assunto e agora, compreendo com mais clareza que a alimentação saudável de uma criança pode garantir um bom desenvolvimento físico e cognitivo. Assim, movida pela vontade de fazer o melhor e pela curiosidade dos alunos, este projeto foi elaborado.

JUSTIFICATIVAS
Com uma alimentação saudável ou alternativa, garantimos uma vida longa e saudável. Os alimentos, quando ingeridos transformam-se na energia geradora de pensamentos, emoção e movimento. Alimentação sadia, equilibrada, gera saúde física e mental. Sabemos que desde cedo é necessário conscientizar as crianças da importância de bons hábitos para uma vida saudável e feliz. Ao desenvolver este projeto, acreditamos estar contribuindo de maneira significativa para aquisição de bons hábitos alimentares e de higiene, fundamentais para saúde de nossas crianças. A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre ele o da alimentação. A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais.
1) Ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais;

2) Ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por meio da oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar.

3) Ações de proteção à alimentação saudável, por

Relacionados