114678420310

1354 palavras 6 páginas
•TEMA: Reunião de diretores

• OBJETIVO: - Reconhecer na reunião um espaço organizador para assuntos previstos.
- Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.

- Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.

• BASE LEGAL: O contexto educacional brasileiro deste início de milênio expressa exigências que se explicitam de forma especial para o cargo de direção. Três vetores se articulam na configuração deste contexto: o processo de democratização da sociedade brasileira e da educação no país; a nova LDB, Lei n. 9.394/96, que está na culminância das mudanças em curso; e a reformulação do Estado, por exigências e necessidades conjunturais e estruturais. Por outro lado, a homologação da Lei n. 9.394, em 20 de dezembro de 1996, significou o incremento das propostas de mudanças na organização escolar, colocando na ordem do dia o princípio da gestão democrática da escola pública (Artigo 3°, inciso VIII) e o exercício da autonomia da escola (Artigo 15). O diretor, quando eleito, deixa de ser um representante do político influente da região e com a autonomia da unidade escolar tem diante de si novas exigências, tanto dos organismos do Estado como da comunidade escolar, e responde a elas imprimindo feições novas à prática de gestão escolar, uma vez que consegue superar as marcas da tradição e do autoritarismo.

• DINÂMICA: O público deverá identificar os tipos de líderes. (Autocrático, democrático, centralizador entre outros) através de figuras de cenas cotidianas envolvendo esses líderes.

• APRESENTAÇÃO (SENSIBILIZAÇÃO):
Formação de diretores e ações.
Atualmente, muitos especialistas ainda defendem

Relacionados