1130105830

810 palavras 4 páginas
INSTITUTO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MINISTRO CARLOS SANTANA
A importância da família:
O homem é um ser social. Precisa dos outros para amar e ser amado.
Ninguém consegue ser feliz sozinho. É por isso que as pessoas se unem em família.
A família começa com duas pessoas, uma mulher e um homem. Alguns anos mais tarde são três, quatro, cinco e até mais membros vivendo sobre o mesmo teto.
Se a família não fosse importante sobre outros aspectos, seria ao menos sob este: ela dá origem a seres humanos. Ela não fabrica parafusos, ela faz gente.
“Na sociedade urbana, onde a maioria das relações sociais é de natureza impessoal, a família é um núcleo de relações sociais, afetivas, centro de vida íntima, um grupo do qual se espera, essencialmente, simpatia e auxilio mútuo”.
E não basta que os pais amem aos filhos, é necessário que se amem entre si também. O lar deve ser um ninho de amor. Só assim a vida tem sentido.
(CORREA, Avelino Antonio. Educação Moral e Cívica Vol. 2 Ed. Ática). Ensino Religioso e Ética: Muitos - sem compreender sua dimensão específica - questionam: "para quê o Ensino Religioso se já temos a Ética como um dos Temas Transversais, com todo um conteúdo?". A própria história do Ensino Religioso nos mostra que a Ética até há poucos foi o principal objeto do Ensino Religioso, quando não uma doutrinação religiosa. Nesta perspectiva, precisamos compreender com clareza de que ética se está falando "Toda religião comporta uma ética e toda ética desemboca numa religião, na mesma medida em que a ética se orienta pelo sentido do transcendente da vida humana" (Catão, p. 63). É necessário superar as errôneas e muitas vezes limitadas definições de ética e propor uma ética da consciência e da liberdade em lugar da ética da lei e da obrigação. Na raiz da Ética, como contempla o Ensino Religioso, está a busca da Transcendência que dá sentido à vida, que proporciona a plena realização do ser humano pessoal e social. Costuma-se dizer que a família educa e a escola

Relacionados