1129620

1693 palavras 7 páginas
FACULDADE SÃO LUCAS DEPARTAMENTO DE DIREITO DISCIPLINA: ECONOMIA

Prof. Ms. ADILSON VALNIER

CONCENTRAÇÃO DE MERCADO

CONCENTRAÇÃO DE MERCADO

Os

tipos

de

mercado

determinam

uma

maior

ou

menor

concentração de poder econômico, resultante do número de participantes como demandantes (compradores) e ofertantes (vendedores).

Quanto maior o número de participantes, maior a concorrência, menor o poder sobre os preços ou quantidades, ou seja, menor o poder econômico.

CONCENTRAÇÃO DE MERCADO

TIPOS, ATOS, CAUSAS E MODALIDADES DE CONCENTRAÇÃO

SÃO TRÊS OS TIPOS DE CONCENTRAÇÃO: -Vertical: quando várias estágios de produção de um bem ou serviço estão sendo realizados por uma mesma unidade de produção ou grupo econômico. Quando uma unidade cuida desde a procriação do gado leiteiro à industrialização do leite e sua venda ao consumidor, temos o caso de concentração vertical.

CONCENTRAÇÃO DE MERCADO

-Horizontal: quando a concentração se verifica em um dos estágios da produção. Quando os produtores rurais de leite se reúnem e formam uma cooperativa, oferecendo o leite ao laticínio em bloco, como se fossem um único produtor.

CONCENTRAÇÃO DE MERCADO

-Conglomerado: quando atividades diversas, e aparentemente não interligadas, são conduzidas sob o comando de um único centro decisório. É o caso de uma empreiteira possuir alguns veículos de comunicação, como televisão, jornal, rádio. Outro caso é o dos conglomerados financeiros, que sempre são proprietários rurais para pagar menos impostos.

CONCENTRAÇÃO DE MERCADO

ATOS DE CONCENTRAÇÃO: Fazem parte de um processo natural de concentração de

desenvolvimento de uma economia de mercado e em si não configuram práticas abusivas. Tais atos buscam geralmente aumentar a eficiência de uma empresa por meio, por exemplo, da diminuição dos custos, fundamental para a sobrevivência das empresas nesta nova era de globalização e de teleinformática. São atos de concentração: Fusão,

Relacionados