112593000434

1937 palavras 8 páginas
Trabalho de Geografia

URBANIZAÇÃO
E
SANEAMENTO BÁSICO

Nome: Thainá Soares Marques
Turma: 304

2014

Urbanização & Saneamento Básico

O fenômeno da urbanização é consequência de fatores antigos, pois com a crise do sistema colonial houve uma mudança na economia que favoreceu o mercado urbano, assim grande parte da mão de obra utilizada no campo, mudou-se para a cidade desordenadamente. Mas com o acumulo crescente de habitantes, elas se tornam grandes áreas de risco, com altos índices de miséria, desigualdades, desemprego, violência e outros problemas, principalmente nas metrópoles.
A urbanização, então, acaba criando grandes problemas, segundo Milton Santos: “Por um lado, há a hipótese de que a urbanização é necessária para o processo do crescimento nacional pelas economias de aglomeração e escala que cria, pelas oportunidades de emprego e melhoramento de posição social que oferece e, finalmente, por seu clima favorável à elaboração de ideologias progressistas. Por outro lado, porém, acusa-se a urbanização de agravar desequilíbrios sócio-econômicos e disparidades regionais, de gerar subemprego, degradação da habitação e definição de serviços essenciais.”
Esse processo de urbanização desenfreada está diretamente ligado com os problemas ainda existentes na distribuição de saneamento básico, pois o Estado não possuía o preparo suficiente para receber esse aumento da população, deixando-a em ocupações irregulares, sem qualidade de vida. Ainda que atualmente um número maior de habitantes possua o saneamento básico, ainda é pouco em relação ao necessário, a desigualdade ainda existe e só quando ela acabar o Brasil será país de primeiro mundo em saneamento.

Read more at

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA URBANIZAÇÃO NA CONDIÇÃO HÍDRICA DA BACIA DO RIO DO COBRE – SALVADOR-BAHIA

Urbanização; Bacia Urbana; Bacia do Rio do Cobre; Poluição Hídrica; Recursos Hídricos;

Resumo:
Esta dissertação enfoca a influência do processo de urbanização em

Relacionados