11176578900

6461 palavras 26 páginas
Profª. Carla Belo

Marketing nas organizações modernas

Muitos fatores contribuem para que um negócio tenha sucesso: estratégia notável, empregados dedicados, um bom sistema de informações, excelente implementação. Contudo, as companhias de todos os níveis que têm sucesso hoje apresentam uma coisa em comum – são fortemente centradas no cliente e comprometidas com o marketing. Todas essas companhias são absolutamente voltadas para compreender e satisfazer as necessidades dos clientes em mercados-alvo bem definidos. Motivam todos os empregados da organização a produzirem um valor superior para seus clientes, que levam a altos níveis de satisfação. Segundo Bernie Marcus co-fundador e executivo chefe da Home Depot ,: “todo nosso pessoal entende o que vem a ser de fato o Santo Gral. Ele não é, definitivamente, o lucro dos balanços. O Santo Gral é o compromisso apaixonado e quase cego de cuidar dos clientes”.
O marketing, mais do que outra função do negócio, lida com os clientes. Criar valor e satisfação para o cliente é o ponto central do pensamento e da prática do marketing moderno.
Marketing é dar satisfação ao cliente de forma lucrativa. A meta do marketing é criar novos clientes prometendo um valor superior, e manter os clientes atuais dando-lhes satisfação.
A WalMart tornou-se a maior varejista do mundo com seu lema: “Nós vendemos mais barato – sempre”. A Federal Express domina o setor norte-americano de fretes de pequenos volumes mantendo-se fiel ao seu compromisso de entrega rápida e segura. A rede Ritz-Carlton promete – e cumpre – “experiências memoráveis” aos hóspedes de sua cadeia de hotéis. E a Coca-Cola, há muito tempo a maior empresa de refrigerantes do mundo, tem um lema simples mais duradouro: “Sempre Coca-Cola” – sempre matando a sede, sempre acompanhando bem a comida, sempre gelada, sempre parte da sua vida. “Estas e outras empresas altamente bem-sucedidas sabem que, se tratarem seus clientes com cuidado, bons lucros e boas parcelas de

Relacionados