111750380450

1387 palavras 6 páginas
Sistema Digestório Os seres humanos para manterem as atividades do organismo em bom funcionamento, precisam captar os nutrientes necessários para construir novos tecidos e fazer manutenção dos tecidos danificados, necessitam extrair energias vindas da ingestão de alimentos. A transformação dos alimentos em compostos mais simples, utilizáveis e absorvíveis pelo organismo é denominado Digestão. O Sistema Digestório ( ou Disgetivo) nos seres humanos é constituído por:
* Boca
* Faringe
* Esôfago
* Estômago
* Intestino delgado
* Intestino grosso
* Ânus

Anexos ao sistema existem os órgãos: glândulas salivares, pâncreas, fígado, vesícula biliar, dentes e língua. * Boca: A boca é a porta de entrada dos alimentos e a primeira parte do processo digestivo. Ao ingerir alimentos, estes chegam à boca onde serão mastigados pelos dentes e movimentados pela língua. Os dentes e a língua dividem os alimentos em pedaços menores e os trituram, transformando-os em um bolo alimentar. Assim, a superfície de contato do alimento com as enzimas fica aumentada, facilitando a digestão. O umedecimento do alimento, importante na formação do bolo alimentar, é feito pela saliva. Quando o bolo alimentar está formado, a língua o conduz à parte posterior da boca, ocorrendoa deglutição. Os seres humanos apresentam dentes de diferentes formas. Os dentes incisivos cortam o alimento; os caninos são geralmente pontiagudos e conseguem rasgar pedaços de alimentos; os dentes pré-molares e molares esmagam e trituram. A dentição permanente, que começa a surgir em torno dos 6 anos de idade, apresenta 32 dentes quando completa.

* Glândulas salivares: A saliva é composta por um líquido viscoso contendo 99% de água e mucina, que dá a saliva sua viscosidade. É constituída também pela ptialina ou amilase, que é uma enzima que inicia o processo da digestão do glicogênio, assim acontece a digestão química dos carboidratos,

Relacionados

  • 111750380450
    722 palavras | 3 páginas