11111efytguyhuyhuytfyfyg

579 palavras 3 páginas
DISCIPLINA: Jogos e Brincadeiras – Semestre 2/2013
Aula 12
O Jogo e o Esporte
Considerando o esporte como um jogo competitivo institucionalizado, ou seja, o esporte é um produto cultural, final, que surge de um determinado jogo. Desta forma é fácil e compreensível a utilização do jogo como elemento metodológico para o ensino do esporte. Dentro desta perspectiva, colocando a ensino de determinada modalidade esportiva como foco, ou seja, o desafio é pensar estrategicamente sobre o processo de ensino aprendizagem de determinada modalidade, sobretudo na iniciação considerando fatores técnicos, táticos, psicológicos (motivacionais), físicos, entre outros. Neste caso, temos como exemplo os chamados jogos prédesportivos, cuja função é facilitar a compreensão, execução, participação, inclusão de todos num estágio inicial na busca de uma melhor performance em seu formato convencional.
Exemplo de alguns fatores a serem considerados na elaboração de jogos e variações para o processo de ensino aprendizagem, considerando sempre caminhar do mais simples para o mais complexo:
 Espaços reduzidos (mini-jogos);
 Diminuição de número de jogadores;
 Pesos e tamanhos das bolas;
 Tamanhos/altura de equipamentos;
 Dificuldade para atingir o alvo ou cumprir o objetivo final;
 Flexibilidade e diminuição das regras;
 Ludicidade.
Proposta da aula: separar a sala em quatro grupos, onde cada grupo irá propor um jogo pré-desportivo (com variações) para uma das quatro modalidades, Futebol, Vôlei, Basquete e Handebol.
Atividade 01: Jogo de Aquecimento / Alongamento
Espaço e materiais necessários: quadra poliesportiva
Número mínimo e máximo de participantes: 08 a 20
Descrição: jogo criado buscando explorar ações das quatro modalidades de quadra a serem exploradas durante aula
(Basquete, Vôlei, Handebol e Futsal) considerando as ações iniciais menos intensas e aumentando a intensidade conforme o decorrer do jogo. Para isso ao jogo serão acrescentadas novas regras

Relacionados