11111111111111111

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO


FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA


CURSO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL


ALINE VIDAL DOS SANTOS
BARBARA MOREIRA MARTINS SILVA
FERNANDA RODRIGUES SILVA
NAARA REDER SCHMIDT
NAYANNE DE MACEDO ALEXANDRE
REGINA ALVES DE ALMEIDA


ESTÁGIO SUPERVISIONADO




1º semestre de 2012

ALINE VIDAL DOS SANTOS
BARBARA MOREIRA MARTINS SILVA
FERNANDARODRIGUES SILVA
NAARA REDER SCHMIDT
NAYANNE DE MACEDO ALEXANDRE
REGINA ALVES DE ALMEIDA


ESTÁGIO SUPERVISIONADO


Trabalho apresentado ao Curso de Administração Geral da Universidade Metodista de São Paulo.




1º semestre de 2012

SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO 1


2. Responsabilidade social e sustentabilidade 2

2.1. Benefícios 3
2.2.Responsabilidade Social ou Filantropia 3

3. INDICADORES ORGANIZACIONAIS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE 5


4. ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS – ONGs 9

4.1. As ONGs na região do Grande ABC 9
4.2. Projetos desenvolvidos pelas ONGs e seus resultados 10

5. DISSEMINAÇÃO DAS PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS EM OUTROS ÁREAS E SEGMENTOS 16

5.1. Publicidade e o DesenvolvimentoSustentável 20

6. CONCLUSÃO 22


7. BIBLIOGRAFIA 23


1. INTRODUÇÃO


A sociedade vem se conscientizando acerca das questões sociais e ambientais e cobrando das organizações empresariais ações voltadas a essas questões.


As organizações empresariais tem a finalidade de atender às necessidades e desejos da sociedade e para isso utilizam-se de recursos naturais (matéria-prima) ede recursos humanos (pessoas) e para que sobrevivam no mercado precisam estabelecer um posicionamento diante do uso equilibrado desses recursos, que são escassos.


Com isso, muitas organizações estão investindo na Gestão Ambiental e Responsabilidade Social.


Será abordado nesse trabalho a definição de Responsabilidade Social e Sustentabilidade; a adoção das práticassocioambientais pelas organizações e como essas ações podem se tornar vantagem competitiva para a empresa; a identificação das Organizações Não Governamentais na Região do Grande ABC, os projetos por elas desenvolvido e sua análise através de indicadores e, por fim, como as agências de publicidade e propaganda podem contribuir para a conscientização da sociedade.




















2.Responsabilidade social e sustentabilidade


SEGUNDO A ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL HABITAT PARA A HUMANIDADE BRASIL¹, DURANTE MUITO TEMPO, O “TERMO RESPONSABILIDADE SOCIAL” FOI ENTENDIDO, EM UMA VISÃO TRADICIONAL, COMO SENDO A OBRIGAÇÃO DO ADMINISTRADOR DE PRESTAR CONTAS DOS BENS RECEBIDOS POR ELE. OU SEJA, ECONOMICAMENTE, A EMPRESA É VISTA COMO UMA ENTIDADE INSTITUÍDA PELOSINVESTIDORES E ACIONISTAS, COM OBJETIVO ÚNICO DE GERAR LUCROS. PORÉM, PARA GERAR LUCRO, AS EMPRESAS PRECISAM DE RECURSOS NATURAIS (MATÉRIA PRIMA), HUMANOS (PESSOAS) E TÊM A NECESSIDADE DE INTERAGIR COM OS FATORES DO AMBIENTE SOCIOECONÔMICO EM QUE ESTÃO INSERIDAS, OS CHAMADOS STAKEHOLDERS (FUNCIONÁRIOS, CLIENTES, ACIONISTAS, FORNECEDORES, CONCORRENTES, GOVERNO, MEIO AMBIENTE E COMUNIDADE).


OInstituto Ethos² define Responsabilidade Social, mais detalhadamente, como a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidadee promovendo a redução das desigualdades sociais.


A Sustentabilidade está diretamente relacionada com a Responsabilidade Social, ou seja, além de se preocupar com o desenvolvimento econômico, social e cultural, acrescenta à estes a preocupação com o meio ambiente, em utilizar os recursos naturais, que são escassos, de forma inteligente, afim de garantir sua existência no futuro....
tracking img