1109629102/56

789 palavras 4 páginas
EDUCAÇÃO INFANTIL - o trabalho com natureza e sociedade

A relação da criança pré-escolar com os fenômenos naturais e sociais pode ser sintetizada numa única palavra: curiosidade.
É a partir dessa vontade de conhecer que o trabalho escolar deve ser planejado.
Muitos são os temas pelos quais as crianças se interessam: pequenos animais, bichos de jardim, dinossauros, tempestades, tubarões, castelos, heróis, festas da cidade, programas de TV, noticias da atualidade, historias de outros tempos, etc.As vivências sociais, as historias, os modos de vida, os lugares e o mundo natural são para as crianças parte de um todo integrado.
O conhecimento do mundo é transmitido à criança desde o seu nascimento: quando se diz o nome e se explica a função dos objetos, está implícita aí uma história acumulada socialmente; quando se leva a criança a um passeio pela rua, ela está sendo apresentada à construção social dos espaços, o toque do médico que examina é muito diferente das carícias e brincadeiras da mãe, e esse exame já lhe dá parâmetros para começar a conhecer seu próprio corpo; a alimentação diária, a comemoração do aniversário e a convivência familiar em geral são momentos ricos em transmissão cultural e de valores.
A todo momento o saber lhe chega, de forma não-sistematizada.
À escola cabe propiciar a ampliação e a sistematização desses conhecimentos, convidando a criança a participar de descobertas, abrindo-lhe oportunidades de desenvolver suas capacidades, orientando-a a olhar para um e outro lado ,dando-lhe oportunidade de refletir, experimentar e formular hipóteses.
Esse não é, no entanto, um caminho solitário. O ambiente escolar é um ambiente coletivo - de convivência, discussão, confronto, competição e colaboração, o que torna ainda mais enriquecedor o processo de construção do conhecimento, mas também envolve questões ligadas a valores: ética, honestidade, disciplina, companheirismo, solidariedade, persistência e respeito.
É esse o enfoque que devemos

Relacionados