1105671

766 palavras 4 páginas
Pleropneumonia Suína

Poliana Ril Gordo Rossi¹ Thaliane Antunes²
Professor: Adimar Cardoso Junior

Introdução
A pleuropneumonia suína tem como agente o Actinobacillus pleuropneumoniae uma doença altamente contagiosa que esta em todos os países produtores de suínos, no Brasil foi descoberta em 1981 possivelmente na exportação, com isso vem acarretando grandes percas econômicas. Para a identificação da doença é necessário abordar métodos de controle e profilaxia animais

Pleuropneumonia suína
O causador da Pleuropneumonia suína é uma bactéria chamada Actinobacillus Pleuropneumoniae em forma de bastonete, descoberta na Inglaterra por Pattison c.s em 1957, desde então foi constatada a doença em quase todos os países. É conhecida pelo desenvolvimento de caracteriza-se pelo desenvolvimento de broncopneumonia necrosaste e hemorrágica. Para a detecção da pleuropneumonia é necessário de métodos de controle e profilaxia.
Etiologia
O Actinobacillus Pleuropneumoniae é um agente etiológico do Haemophilus pleuropneumoniae, Haemophilus, doenças responsáveis por grandes perdas econômicas na suinocultura mundial. Considerado um cocobacilo gram-negativo com 15 sorotipos e são divididos em dois grupos: os severos e os leves.
Epidemiologia
A transmissão da pleuropneumonia é estabelecida através do contato com a secreção dos animais infectados por contato direto, mas também pode ser transmitido através de aerosóis. Se o muco permanecer intacto por alguns dias há chances dessa bactéria permanecer viva, sendo assim há riscos de animais que tiverem contato acabarem contraindo a doença. A ocorrência e severidade das pneumonias, em uma determinada granja dependem Também da qualidade do ar, o espaço para cada fase de criação. Um dos maiores fatores que estão relacionados são: desde a virulência do agente, o número de organismos presentes no ambiente; e a suscetibilidade imunológica dos animais, incluindo as condições do confinamento.
No Brasil o primeiro caso foi em

Relacionados