110193710 Circuito Integrador E Diferenciador

4096 palavras 17 páginas
Sumário

Introdução 5
Circuito integrador e diferenciador 6
Pulsos 6
Ciclo 7
Freqüência 7
Período 8
Largura de pulso 8
Ciclo de trabalho 8
Tempo de subida e descida 9
Componente cc 11
Circuito integrador 14
Circuito diferenciador 17
Integrador e diferenciador com amplificador operacional 22
Integrador com amplificador operacional 23
Diferenciador com amplificador operacional 29
Apêndice 33
Questionário 33
Bibliografia 34

Espaço SENAI

Missão do Sistema SENAI

Contribuir para o fortalecimento da indústria e o desenvolvimento pleno e sustentável do País, promovendo a educação para o trabalho e a cidadania, a assistência técnica e tecnológica, a produção e disseminação de informação e a adequação, geração e difusão de tecnologia.

Introdução

Circuitos RC são muito utilizados em sistemas ca com a finalidade de proporcionar defasagens entre sinais elétricos bem como para facilitar o acoplamento entre estágios amplificadores.

Existe no entanto uma aplicação importante dos circuitos RC em equipamentos de instrumentação e controle industrial. Nesses equipamentos o resistor e o capacitor compõem circuitos integradores e diferenciadores que recebem pulsos na entrada e fornecem sinais de disparo para o controle de motores, válvulas, solenóides, relés etc.

Este fascículo tem por objetivo apresentar e discutir os princípios de funcionamento dos circuitos integradores e diferenciadores que são elementos fundamentais utilizados na análise dos circuitos de controle industrial.

Para a boa compreensão do conteúdo e desenvolvimento das atividades contidas neste fascículo, o leitor deverá estar familiarizado com os conceitos relativos a:

· Dinâmica de carga e descarga em capacitores.
· Amplificador operacional.

Circuito integrador e diferenciador

PULSOS

O termo pulso pode ser usado para designar uma forma de onda tendo uma componente que se repete como função do tempo, conforme

Relacionados