1100859203/29

684 palavras 3 páginas
Extintor de incêndios e suas classificações
Os extintores de incêndio podem ser classificados com base no produto que utilizam no combate às chamas.
Extintor de água (H2O): a água é pressurizada para fora do extintor, em forma de um jato ou de uma neblina.
Extintor de espuma: o combate ao fogo ocorre por meio de uma espuma mecânica.
Extintor de gases inertes: gases quimicamente inertes (que não alimentam a uma combustão), como o gás carbônico (CO2) e o gás nitrogênio (N2) são utilizados.
Extintor em pó: geralmente o bicarbonato de sódio (NAHCO3) é utilizado.
Com relação à utilização de um extintor, a natureza das chamas deve ser considerada, o que classifica um extintor nas classes A. B e C.
Classificação dos extintores.
Extintores de CLASSE A: Devem ser utilizados extintores de água ou de espuma, no combate às chamas de origem fibrosa, como madeira ou papéis.
Extintores de CLASSE B: Não se devem utilizar extintores à base de água, uma vez que na classe B estão os materiais líquidos ou sólidos liquefeitos, altamente inflamáveis.
Extintores de CLASSE C: Devem ser utilizados extintores de pó químico ou de gases. Essa classe se caracteriza pelos equipamentos de origem elétrica, como motores ou estruturas energiz.

Tubos de ensaios químicos.

Existem vários tipos de equipamentos presentes em laboratórios de química. É verdade que a qualidade e a quantidade desses aparelhos dependem da instituição e do investimento feito em cada laboratório. No entanto, a seguir apresentaremos alguns equipamentos encontrados em qualquer laboratório de química, apontando a função e o nome de cada um:

Equipamentos de vidro (vidrarias):

Equipamentos de laboratório de química de vidro (vidrarias)

Balão de fundo chato: dissolve substâncias por meio de agitação, preparando, dessa forma, soluções; aquece líquido e realiza reações com desprendimento de gases;
Balão de fundo redondo: semelhante ao anterior, mas é usado principalmente em processos de destilação;

Relacionados