11 Perguntas lol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro Socioeconômico
Curso de Graduação em Administração de Empresas
Processo Decisório

ATIVIDADE REFERENTE AO CAPÍTULO 5: A DIMENSÃO INTERNACIONAL

1. Explique a diferença entre investimento em carteira de títulos e investimento direto. Dê exemplos de cada um.

Investimento em carteira de título significa investir em ativos estrangeiros eacontece quando uma empresa compra ações de firmas que possuem esses ativos. Investimento direto é quando é feito investimento em ativos estrangeiros através dos quais uma empresa compra ativos que irá administrar diretamente. A diferença principal é que o investimento direto vai além do simples ato de exportar, licenciar ou abrir franquias em mercados internacionais, já que a empresa sede, geralmenteuma multinacional, tem envolvimento ativo na administração dos ativos estrangeiros.

2. Que forças contribuíram para a preocupação atual de que as empresas americanas não sejam competitivas no mercado internacional?

A competição acirrada pelo público internacional, que começa a partir do final da década de 60, quando o Japão e países da Europa Ocidental começam a abocanhar fatias de mercadocom a internacionalização de suas empresas, que antes eram atendidos exclusivamente por empresas americanas. Os Estados Unidos, que praticamente reinava absoluto a partir do fim da Segunda Guerra no quesito internacionalização, demorou a perceber a nova concorrência e não respondeu adequadamente.

3. Por que as empresas decidem se tornar internacionais?

Para, entre outros objetivos: obteracesso a recursos mais confiáveis ou mais baratos; aumentar o retorno sobre o investimento (RSI); aumentar a parcela de mercado; para evitar tarifas e cotas de importações no estrangeiro.

4. Descreva os quatro estágios da internacionalização das empresas, identificados por Christopher Korth, e explique como eles afetam a complexidade da organização e o envolvimento dos administradores noexterior.

Os quatro estágios de Christopher Korth funcionam da seguinte maneira: no primeiro estágio, a empresa que resolve de internacionalizar tem apenas participação passiva nos negócios com indivíduos e organizações estrangeiras. No segundo estágio, a empresa lida diretamente com seus interesses em outros países, apesar de ainda poderem continuar a usar terceiros. No terceiro estágio, osinteresses estrangeiros afetam de modo significativo as características gerais da empresa. Finalmente, no quarto estágio, a organização enfrenta uma grande quantidade de opções estratégicas para aproveitar oportunidades externas.
5. De que variáveis econômicas os administradores devem estar conscientes antes de investir em outros países? Por quê?

Entre outras: padrões estrangeiros de crescimento,investimento e inflação; preocupação com aspectos do comércio internacional como o valor da moeda de um determinado país com relação à de outros; taxas de câmbio; avaliação da infraestrutura de um país. Todas essas características devem ser analisadas detalhadamente para determinar se o investimento vale a pena. Negligenciar sequer um pequeno fator pode resultar em desastre.

6. Descreva asvariáveis políticas da dimensão internacional e explique por que elas preocupam os administradores.

Elas são: estabilidade política; atitudes com relação aos negócios do seu governo, do partido no poder e da oposição; e a eficácia da burocracia governamental. Um gestor que não se preocupa com as questões políticas de um determinado país pode cometer erros que impliquem no fechamento da unidade, oumesmo colocar em risco a integridade física e mental de seus trabalhadores e dele mesmo, caso ele se desentenda com um governo ditatorial, por exemplo.

7. De que os administradores devem ter consciência ao introduzir tecnologia num outro país?

Os administradores devem ter consciência do fato de que as condições tecnológicas variam de nação para nação, e o desrespeito aos governos ou culturas...
tracking img