11. Faça uma pesquisa procurando identificar nos acontecimentos do século xix aqueles que teriam levado á organização do pensamento sociológico como conseqüência da necessidade de se conhecer melhor as bases da vida social.

Páginas: 16 (3800 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2011
Aluna: Kimberly Nunes (Pedagogia)

Primeira Atividade
1. Qual a principal idéia que o autor defende no texto?

R: Entretanto, nenhum desses pontos de contato oferece base á suposição de que essas formas pré-científicas de consciência ou de explicação da vida social tenham contribuído para a formação e o desenvolvimento da sociologia. Em particular, elas envolvem tipos de raciocíniofundamentalmente distintos e opostos ao raciocínio científico.

2. Qual a idéia que o autor tenta refutar?

R: Tais modalidades de representação da vida social nada têm em comum com a sociologia.

3. A frase: ´´Isso faz tanto sentido quando ligá-la ás formas pré-Filosóficas do pensamento`` foi elaborada pelo autor como uma afirmação ou como uma ironia?Justifique.

R: Irônica. Pois toda culturadispõe de técnicas de explicação do mundo, cujas aplicações são variadas.

Segunda Atividade
6. Dissemos neste capítulo que as características de cada espécie animal são transmitidas as suas descendentes por meio da bandagem genética. Procure exemplo em noticias publicas em jornais e revistas que comprovem ou não essa hipótese?

R: Físicas sim (pode haver o caso de o animal nascer com algumamutação), mas nem todos os animais são desta forma se tratando de comportamento. Há o fator cultural envolvido em determinadas espécies de animais. Como por exemplo, um grupo de chimpanzés, que aprende a usar gravetos para pegar cupins em cupinzeiros, o de outros chimpanzés, que usam pedras para quebrar cocos e nozes, em ambos os casos os chimpanzés aprendem a usar ferramentas que não sabiamutilizar. É a característica que estes grupos distintos têm e que são aprendidos por longos anos e muita observação dos membros mais velhos do grupo. O homem ao nascer entra numa história construída por seus antepassados e recebe uma bagagem composta de valores, expectativas, comportamentos, etc. No decorrer do seu desenvolvimento aprende a se relacionar com diversos grupos. Este aprendizado se converteem marcas que se levam para todas as diversas áreas como amizades, vida profissional, sentimental, etc.

7. Além das reações instintivas típicas de sua espécie, como dormir, alimentarem-se quando tem fome, reproduzir-se, que outras características o homem desenvolveu?

R: Bocejar, espirrar, chorar, sorrir, amar, beijar... (Devido a essas características supõe-se uma forte base genética para osinstintos, ideia defendida já por Darwin. Os mecanismos que determinam a influência genética sobre os instintos não são completamente compreendidos, uma vez que se desconhecem as estruturas genéticas que determinam sua hereditabilidade, Aprendizado, adaptação da vida em sociedade, sexualidade e amor, espiritualidade e religião, arte e música).

8. O aprendizado é uma das formas que o homemdesenvolveu para transmitir a cultura de que uma geração a outra. Faça um relato baseado em sua experiência pessoal que ilustre essa afirmação.

R: O aprendizado acontece em nossas vidas no primeiro minuto de vida, pois os países querem ensinar seus filhos a falar, a torcer pelo mesmo time deles, a serem da mesma religião, mas aquela criança ainda não tem autonomia na sua vida, e esses laços que sãoensinados desde pequeno, na maioria das vezes se refletem quando a criança atingir a idade adulta, como por exemplo, um pai que leva seu filho desde pequeno para a igreja católica, ensina orações, o coloca no catecismo, etc. E depois este mesmo indivíduo fará a mesma coisa com seus filhos, e assim sucessivamente. Quando minha mãe me ensinou a andar, foi um aprendizado que eu aprendi, porém minhamãe também quando aprendeu a andar certamente a minha avó ensinou a mesma, a cultura vai se passando de geração a geração.

9. O que você entendeu Pela frase´´ O que caracteriza o homem é a riqueza e sutileza, a variedade e a versatilidade de sua natureza ``, de Ernst Cassirer, citada no texto? Procure ilustrar suas idéias com uma pesquisa a respeito de variedade de culturas existentes.

R:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • acontecimentos do seculo xix
  • Acontecimentos do Seculo XIX
  • O PENSAMENTO URBANISTA NO SÉCULO XIX
  • Pensamento do Seculo XIX
  • Pensamentos do Século XIX
  • Doutrinas sociais do século XIX
  • As consequências da industrialização no século XIX europeu
  • Doutrinas Sociais no Século XIX

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!