108732560281

492 palavras 2 páginas
ONU: 2013 é o Ano Internacional de Cooperação pela Água
Imprimir

Texto: A- A+
A Organização das Nações Unidas-ONU declarou 2013 como o “Ano Internacional da Cooperação pela Água”. O alvo da ação é estimular a conscientização diante da gestão, acesso e distribuição da Água, enquanto recurso cada vez mais escasso no planeta. Ressaltar a importância da colaboração para o gerenciamento e manejo dos recursos hídricos também é objetivo da instituição.

Apesar de a Terra ser constituída por 70% de água, apenas pouco mais de 2% desse recurso está disponível para consumo humano. Parece pouco, mas esse percentual seria suficiente para abastecer todo o planeta, não fosse a poluição, desvalorização e urbanização sem conscientização, que torna a água potável quase inexistente em algumas partes do mundo.

Para reduzir as constantes agressões ambientais as quais os recursos hídricos estão submetidos, a campanha mundial irá promover eventos e discussões visando soluções de cooperação de sucesso envolvendo água, e ainda identificar problemas na educação, diplomacia da água, quadros legais e outros. Os níveis internacional, nacional, regional e local devem ser estimulados a agir em prol dos recursos hídricos.

Na data de 22 de março, quando é comemorado o Dia Internacional da Água, também será instituído como tema central a Cooperação pela Água. O ineditismo do tema ressalta sua importância primordial e confere particular relevância a este 20º Dia Mundial da Água.

Chamar a sociedade civil, entidades, empresas, organizações e autoridades, promovendo parcerias para a cooperação pela Água e Meio Ambiente como prioridade máxima, alinha esta ação da ONU à ideologia cooperativista crescente no Estado piauiense. Para o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Piauí-Sescoop/PI, Marcos Moraes, esse momento revela o potencial que o cooperativismo possui.

“Podemos mostrar alternativas como o combate à poluição dos nossos lençóis freáticos

Relacionados