1086164042

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Escola de Administração
Teorias Organizacionais I












Ester Medina Leal
Estevan Mocellin de Souza
Isabel C da Luz Alexandre
Maíra Fagundes Trindade
Natália Schapke






Para que serve um líder?
























Porto Alegre
2009Ester Medina Leal
Estevan Mocellin de Souza
Isabel C da Luz Alexandre
Maíra Fagundes Trindade
Natália Schapke












Para que serve um líder?






































Porto Alegre
2009

Lista de Figuras




Figura 1-Relação com o superior 12
Figura 2-Liderança 12Sumário



INTRODUÇÃO 5
MAX WEBER 6
PRINCIPAIS CONCEITOS 6
BUROCRACIA COMO TIPO IDEAL 7
PODER, LEGITIMIDADE E DOMINAÇÃO 8
A dominação carismática 9
A dominação tradicional 10
A dominação racional-legal 10
A EMPRESA RELACIONADA À BUROCRACIA 12
CONCLUSÃO 14





































INTRODUÇÃO



O tema escolhido pelo grupofoi “Para que serve um Líder”. Abordaremos a função do líder na empresa Manjabosco Decor.
A empresa Manjabosco Decor, é uma loja de decoração que se encontra a mais de duas décadas no mercado. A loja trabalha com revenda de tecidos de variados fornecedores, tapetes, persianas e cortinas Luxaflex e Sunset, acessórios para cortinas. É conhecida principalmente por sua excelência na confecçãode colchas, cortinas, almofadas, travesseiros e mantas com acabamento de alta costura, sempre visando customizar o resultado, aliando bom gosto e conforto.
A pesquisa mostrará as características da empresa em relação à burocracia e liderança. Será desenvolvido um estudo juntamente com os 09(nove) funcionários da Manjabosco Decor, a fim de identificar o porquê dos mesmos continuarem naempresa, sua relação com o superior, no caso, a proprietária, suas motivações e as regras existentes na empresa.








































MAX WEBER



Maximillian Carl Emil Weber nasceu em Erfurt na Alemanha em 21 de abril de 1864 e desde cedo Weber recebeu uma educação voltada para o humanismo. Filho de um famoso advogado alemão, encontrouem casa um ambiente intelectualmente estimulante. Weber recebeu excelente educação secundária em línguas, história e literatura clássica. Em 1882, começou os estudos superiores em Heidelberg; continuando-os em Göttingen e Berlim, em cujas universidades dedicou-se simultaneamente à economia, à história, à filosofia e ao direito. Após trabalhou na universidade de Berlim e serviu ao governosimultaneamente. Faleceu em 1920, em Munique aos 56 anos.
Vinculado à produção intelectual weberiana estão os aspectos econômicos e sociais da Alemanha daquela época, isto torna fundamental a contextualização para uma melhor percepção da sua lógica. Juntamente com Karl Marx e Émile Durkheim é considerado um dos fundadores da sociologia, principalmente por seu trabalho sobre sociologia da religião. Weberé conhecido também por seus estudos sobre a burocratização da sociedade, onde as organizações antes baseadas em valores e tradições passam a orientar-se por seus objetivos finais na forma racional-legal. Seus estudos sobre a burocracia da sociedade tiveram grande importância no estudo da Teoria da Burocracia, dentro do campo de estudo da administração de empresas.


PRINCIPAIS CONCEITOSFaz-se necessário uma explanação a respeito de alguns conceitos chave para a compreensão da metodologia weberiana de análise das ações sociais, bem como suas razões e suas aplicações ao tema proposto.
No mesmo ínterim de Durkheim, a saber, delimitar o objeto de estudo e métodos da sociologia, Weber concebe este objeto como, fundamentalmente, a captação da relação de sentido da ação humana. O...
tracking img