108080710540

612 palavras 3 páginas
FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE – FAINOR

POLÍTICA DE SAÚDE

HIPERDIA

Vitória da Conquista – BA

SUMÁRIO

O uso do Hiperdia na Atenção Básica --------------------------------- 03
Hipertenção Arterial--------------------------------------------------------- 04
Diabetes -------------------------------------------------------------------------- 08
Entrevista com Enfermeira Coordenadora do Hiperdia -------------- 12

USO DO HIPERDIA NA ATENÇÃO BÁSICA

O Hiperdia é formado por um sistema informatizado de cadastro e acompanhamento dos pacientes portadores de Hipertenção Arterial e Diabetes Mellitus. Nos permite qualificar os pacientes por EAS e pr Patologia e Sexo.
Este programa é realizado em todas as comunidades, onde a equipe de profissionais de Saúde se reúne mensalmente com os pacientes e executam ações educativas e preventivas com palestras e atividades físicas, que visam acompanhar e monitorar a hipertensão e o diabetes nos pacientes assistidos pelo Hiperdia. O hiperdia tem a possibilidade de avaliar óbitos ocorridos ( sim e dados referidos ) , medicamentos utilizados e quantidades ( Rename), risco cardiovascular e grau de compensação dos pacientes diabéticos. A partir das informações fornecidas pelo Hiperdia, seja por uma avaliação local, distrital ou municipal, podem ser planejadas algumas ações.
Dentre os planejamentos das ações temos recursos humanos e materiais, protocolos de atendimento ( lembrando das urgências e emergências), prioridades visando o agendamento das consultas e visitas domiciliares, sadt, Ambulatório e especialidades, transporte sanitário, fluxos, educação contínua e feedback, grupos educativos, grupos de atividade física e avaliação da adesão ao tratamento. A nova versão do Hiperdia apresenta funcionalidades que irão permitir um melhor gerenciamento no atendimento dessas DCNTs, com o

Relacionados