1068787002/13

2291 palavras 10 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

SIMONE CORRÊA

Respeito e aceitação ao ser autônomo dentro do serviço social

LAVRAS-MG
2008
SIMONE CORRÊA

Respeito e aceitação ao ser autônomo dentro do serviço social

Trabalho apresentado ao Curso (SERVIÇO SOCIAL) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Fundamentos II, Oficina de Formação I e Filosofia].

Orientadores: Profs. Daniela Sikorski / João Vicente / Adarly Goes.

LAVRAS-MG
2008

introdução

Se a autonomia é o fundamento da dignidade da natureza humana, como então falarmos dela em uma sociedade onde estamos quase que inteiramente determinados socialmente? Como exercer a autonomia neste contexto e como “propiciar” aos usuários dos serviços sociais que a exerçam, quando muitos sequer têm alternativas para escolha? Tratar de tal assunto na prática do Assistente Social não é tarefa fácil (SILVA, 2008, grifo do autor).

Através do texto acima, podemos perceber o quanto é importante se discutir, estudar e pesquisar a necessidade de um ser autônomo em relação ao Serviço Social e em relação ao profissional que dá atendimento a este ser. E é com referência a este assunto que foi desenvolvido neste trabalho, uma análise que retrata diversos fatores que influenciam direta e indiretamente no atendimento a este ser, assim como a relevância que se tem de o profissional que põe em prática este serviço no seu dia-dia de ter um conhecimento teórico e filosófico profundo a respeito desta questão, estar sempre atualizado e “antenado” para adquirir novos conhecimentos e apreciar resultados de novas experiências, aproveitando no seu dia-dia tudo que puder absorver de positivo para a concretização satisfatória de seu trabalho e de seu cliente/usuário.

Respeito e aceitação ao ser autônomo dentro do serviço social

Estar consciente da

Relacionados