106338380523

2534 palavras 11 páginas
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 3

2 DESENVOLVIMENTO ............................................................................................ 5

3 CONCLUSÃO ......................................................................................................... 9

4 REFERENCIAS ..................................................................................................... 10
1 INTRODUÇÃO
O Projeto Político-Pedagógico apresenta-se como um tema emergente entre gestores, professores e pesquisadores dos diferentes níveis e modalidades de ensino em virtude da necessária democratização e melhoria na qualidade de ensino.
Sabemos que a escola se insere na comunidade como, sendo, uma das principais instituições fundadoras de personalidades, caráter e, de convívio sócio-cultural. Assim faz-se necessário que a mesma não permaneça inerte nas conjecturas de que a educação se constrói dentro de um vazio ideológico, onde a teoria vivenciada nos centros acadêmicos desenvolve o seu papel por excelência.
O Projeto Político-Pedagógico vem para fomentar a discussão e a reflexão sobre qual modelo de escola queremos; participativa e comprometida com a relação sociedade-escola; ou impositiva, que já têm os seus métodos de ensino-aprendizagem já definidos pelos modelos cartilhados.
Segundo Vasconcellos (1995), o projeto pedagógico "é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa. É uma metodologia de trabalho que possibilita ressignificar a ação de todos os agentes da instituição (p.143)."
Na definição de Vasconcellos, o Projeto Político-Pedagógico não é uma ação que

Relacionados