105939050469

1128 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
CENTRO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

TIAGO ONUCZAK PONCIO

ARTIGO SOBRE TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL

CAXIAS DO SUL, 2011

Falar em energia sustentável deixou de ser um planejamento futuro para ser realidade. A todo o momento surgem novos experimentos, novas tecnologias sustentáveis na tentativa de salvar o planeta de catástrofes com perdas humanas e materiais incalculáveis. Todos estão buscando formas viáveis para contribuir com a restauração da boa qualidade de vida na Terra.
A grande dificuldade encontrada por engenheiros, pesquisadores e cientistas é apresentar aos seus clientes, sejam eles empresários ou não, como é possível reduzir o nível de poluição e os gastos, fazendo uso de produtos e energias sustentáveis, isto é, que não agridam o meio ambiente.
A divulgação, principalmente na mídia falada, tem contribuído para a conscientização das pessoas de que é preciso investir em energias limpas. O uso de motores econômicos e que emitem menos gás carbônico (CO2), placas que captam energia solar, a instalação de complexos eólicos são considerados um bom negócio. O governo está incentivando empresários para que adotem medidas sustentáveis nas empresas. Os empresários, por sua vez, estão incentivando funcionários, criando assim uma corrente de ajuda ao meio ambiente.
Este artigo tem como objetivo mostrar que a utilização de energias sustentáveis pode ser um bom negócio.
Com a crise na geração de energia nuclear, provocada pelos acidentes nas usinas nucleares da Rússia e mais recentemente no Japão, a busca por novas fontes de energias renováveis aumentou significativamente. No Brasil vem crescendo o número de projetos e aplicações de energias limpas. Segundo Carvalho(2007), o parque de produção de energia eólica na cidade de Osório, no estado do Rio Grande do Sul, é o maior do país. Possui 75 torres de aerogeradores de 98 metros de altura e 810 toneladas cada, com capacidade de geração de cerca de 150 mega watts, suficiente

Relacionados