104601570647

498 palavras 2 páginas
Resenha do livro 1822
Laurentino Gomes, autor do cultuado 1808, lança agora uma trama histórica que desvenda os acontecimentos que se sucederam no período de tempo que vai de 1821, marco do retorno de D. João VI e sua corte à capital portuguesa, Lisboa, até 1834, ano do falecimento de D. Pedro I. Neste intervalo temporal ocorre a independência do Brasil e sua consolidação territorial.
Esta narrativa é acompanhada pelo leitor ao longo de 22 capítulos, os quais são entremeados por imagens que retratam os eventos e as personalidades deste momento da História. A obra traz um relato detalhado dos fatos históricos que povoam esta era; seu lançamento foi realizado ao mesmo tempo no Brasil, pela Nova Fronteira, e em Portugal, pela Porto Editora.

O livro, no qual o autor associa a autonomia brasileira à vinda da corte imperial para a então colônia de Portugal, em 1808, poderá ser saboreado pelos amantes da história não só na versão impressa convencional, mas também em outros veículos multimídia, tais como o livro digital, o audiolivro e a Internet.

Para alcançar sua independência, o jovem aspirante a nação autônoma teve que transpor inúmeros desafios, os quais aparentavam ser insolúveis naquele momento. O autor considera que vencer estas provas já foi, por si mesmo, um grande êxito do antigo domínio colonial.

Sem dúvida D. João contribuiu muito para o amadurecimento deste processo ao incrementar o desenvolvimento brasileiro a partir do momento em que desembarcou na antiga capital brasileira, o Rio de Janeiro. Em treze anos as mudanças foram velozes e profundas. O corte do cordão umbilical, portanto, era uma questão de tempo; em breve o Brasil se emanciparia da metrópole portuguesa.

Este livro foi fruto de três anos de estudos, ao longo dos quais Laurentino se dedicou a decifrar este período histórico em pelo menos 170 livros e outros volumes de referências, tanto em solo brasileiro quanto em território português. Entre as paisagens históricas que o autor

Relacionados