104034510230

2758 palavras 12 páginas
1) Leia o texto “As concepções de educação que fundamentam o ato de ensinar: expressão da ação política do homem, para educar o homem, que, por meio de suas ações, produz e reproduz a história do universo onde habita” e responda às questões propostas, em um parágrafo, com no máximo 10 linhas. Para você, qual a importância de conhecer e compreender as concepções de educação a partir da consciência do contexto histórico em que foram produzidas?
Temos que conhecer para analisar o contexto histórico da época para que hoje possamos entender para fazer um paralelo com os teóricos atuais, e a partir dai saber como era a educação naqueles tempos. Isto acontece porque refletir sobre a educação atual não é tarefa das mais fáceis em uma época caracterizada pela diversidade de pensamentos, paradigmas, ações. Vive-se a heterogeneidade das abordagens sociais, das leituras de mundo, o esfacelamento das grandes teorias que explicaram as formações sociais até agora.
2) O conhecimento, para Sócrates e Platão, se dava na alma, na essência da pessoa. Sendo assim, era centrado no intelecto, priorizando a teoria. Em relação à concepção de educação proposta por eles, podemos afirmar que a educação acontece por meio da atividade prática do aluno, orientada pelo professor, por meio de seu exemplo?
Sim, porque o professor é o mediador no processo ensino aprendizagem. . O professor não está apenas em sala de aula, nos ensinando apenas conteúdo escolar, ele nos ensina sobre a vida, como podemos lidar com os relacionamentos, nos ajudando a acreditar que podemos ser cuidados, pois muitas vezes essa relação está permeada pela paciência e benevolência. Especialmente nos primeiros anos escolares, sabemos o quanto é importante para cada criança perceber, sentir, no olhar do professor que ela é bem-vinda, que aprender é bom.
3) Na Idade Média, Aquino e Agostinho dão um cunho religioso às concepções de educação de Sócrates, Platão e Aristóteles, resgatando-as de forma a adequá-las aos

Relacionados