1039620870418

3224 palavras 13 páginas
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO
Dia 26 de fevereiro de 2014.
Política: Arte de conquistar e manter o poder. O poder político é mais ou menos organizado. O exercício o torna previsível.
Poder: quem tem poder sobre algo tem certa capacidade de fazer o que lhe convir com aquela coisa. Quem tem poder sobre alguém faz com que a vontade dessa pessoa se anule, prevalecendo a vontade de quem manda. Poder é a capacidade de submeter algo ou alguém à sua vontade. Pode ser econômico, familiar, político, religioso,...
Poder Político: as pessoas escolhem quem irá exercer o poder em seu lugar, cada um podendo decidir que parcela irá usar. Sempre que o ser humano se relaciona com outros, se tem a expectativa que haja de um determinado modo, porém nem sempre se realiza essa expectativa. As necessidades são infinitas, por outro lado, os recursos não o são; daí o conflito, a frustração. Devido a isso, a vida em sociedade, para que seja harmoniosa, necessita que os conflitos sejam tratados.
O poder político serve para que alguém, após ser eleito, tome decisões em seu nome. “O poder político é fragmentado e tem por função resolver conflitos que surgem em uma sociedade em que as expectativas são frustradas”. A solução destes conflitos acaba gerando “dominação política”. É o único tipo aceitável de dominação que pode ser realizado por violência física, sendo que o estado monopoliza esse poder. Ex.: prisão de um criminoso pelo estado (policial); reintegração de posse, despejo judicial, etc... Esses são exemplos de violência física legítima, ou seja, encontra respaldo na Lei.
É diferente da violência praticada por uma quadrilha (poder paralelo). Entende-se que a violência legal é exercida em nome de cada um para garantir que a vida em sociedade seja harmoniosa.
O Poder é mediado pela linguagem (Leis), o que dá legitimidade a esse poder, desde que corretamente usado. Um fato social (homicídio, por exemplo) exige intervenção do poder político para resolver o conflito. Tal

Relacionados