103421440302

445 palavras 2 páginas
Os hormônios vegetais, ou fitormônios, são mensageiros químicos capazes de controlar o desenvolvimento, o crescimento, a diferenciação celular, a floração, o amadurecimento dos frutos e outros fenômenos que são: auxinas, giberelinas, citocininas, acido abscísico e etileno.

Os hormônios estão profundamente associados com outras funções do corpo da planta. A auxina ou AIA impede a abscisão das folhas e dos frutos, com isso ocorre uma maior taxa de fotossíntese, o que dará a planta maior produção de seivas bruta e elaborada e seu transporte para todo o corpo da planta. Este hormônio ativa o crescimento longitudinal da planta, é o que chamamos de dominância apical.Quando essa zona da região apical é retirada, é ativado outro hormônio chamado de citocinina, que induz o crescimento das gemas laterais devido à quebra da dominância apical.

Este hormônio, citocinina, atrasa a senescência, ou seja, atrasa o processo de envelhecimento da planta e é transportado através do xilema, com isso a planta pode permanecer mais tempo com suas folhas verdes e realizar a fotossíntese e assim obter seu próprio alimento.

Outro hormônio, denominado etileno, é um hormônio gasoso que induz o envelhecimento da folha e maturação dos frutos, isso se dá devido à síntese de uma enzima denominada celulase que destrói as paredes celulares e com isso é acelerada a queda dos frutos e folhas mais velhas e que são pobres em auxinas. Na falta de água o ácido abscísico percebe um estresse na planta e provoca o fechamento dos estômatos, com isso a planta não consegue captar CO2 e nem liberar O2 na atmosfera, não podendo realizar a fotossíntese, uma vez que a água é um fator essencial para que ocorra a fotossíntese. A planta terá que usar suas reservas energéticas para manter seu funcionamento, já que não estará produzindo açúcares, que é o produto da fotossíntese.

A giberelina percebe a presença de H2O e abre os estômatos (antes fechados por ação do acido

Relacionados