103402520272

4492 palavras 18 páginas
FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO

Carlos Henrique Cardoso loureiro
Francisco Carlos Figueiredo Dias
Valdênio De Ramos Faria
Vicente de Paulo Leles

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

NOVEMBRO/2012.
Carlos Henrique Cardoso loureiro
Francisco Carlos Figueiredo Dias
Valdênio De Ramos Faria
Vicente de Paulo Leles

A LIBERDADE PROVISÓRIA DO ACUSADO COMO REGRA DO PROCESO PENAL BRASILEIRO – PRECEITOS CONSTITUCIONAIS E PROCESSUAIS PENAIS.

Trabalho elaborado em cumprimento ás exigências da Disciplina de Direito Processual Penal da Faculdade Batista de Minas Gerais, sob orientação da Professora Letícia Gamboge.

NOVEMBRO/2012 1. INTRODUÇAO O foco de nossa pesquisa é a Lei 12.403/2011, suas inovações e a relevância das aplicações das medidas cautelares da prisão e da liberdade provisória. A constituição da República de 88 ao tutelar os cidadãos com o princípio da dignidade da pessoa humana, propôs o equilíbrio processual para que houvesse uma forma adequada de aplicar a Lei, para tanto cada instituto constitucional foi minuciosamente elaborado com a finalidade de tutelar o direito dos cidadãos, bem como os deveres, motivo pelo qual o princípio da liberdade humana conta com o acautelamento do interesse da jurisdição criminal por meio do devido processo legal, impondo a prisão do acusado a uma contingência excepcional, quando necessária. Há um equilíbrio sistemático para que os preceitos constitucionais da dignidade da pessoa humana, como a liberdade à propriedade e a segurança, não fiquem refém de uma aplicação de normas que invalidem o devido processo legal aplicando as sanções indiscriminadamente, de tal forma que a segurança e a liberdade não sejam ameaçadas.

2. LIBERDADE PROVISÓRIA As medidas cautelares provisórias, dispostas no Código de Processo Penal após a vigência da Lei

Relacionados