103088970605

447 palavras 2 páginas
Faculdade Ingá
Engenharia Elétrica

Introdução a Engenharia Elétrica

Tema: Usinas Maremotriz

Nome: Jeferson de Oliveira Zampar RA: 13924.18

Professor: Henrique Czap Coelho

Ano Letivo: 1º

17/09/2014 Maringá
Energia Maremotriz

Introdução
Existem diversas maneiras de se aproveitar a energia proveniente dos oceanos. Assim como a que se origina dos ventos e do sol, a energia vinda das águas dos oceanos - por meio da energia térmica e da energia contida no fluxo das marés, nas correntes marítimas e nas ondas - é classificada como limpa e auto-sustentável.
A energia maremotriz é uma forma de produção de energia proveniente da movimentação das águas dos oceanos, por meio da utilização da energia contida no movimento de massas de água devido às marés. Dois tipos de energia maremotriz podem ser obtidas: energia cinética das correntes devido às marés; e energia potencial pela diferença de altura entre as marés alta e baixa.

Como funciona
O sistema de maremotriz é aquele que aproveita o movimento regular de fluxo do nível do mar (elevação e abaixamento). Funciona de forma semelhante a uma hidrelétrica: uma barragem é construída, formando-se um reservatório junto ao mar como se fossem boias ou flutuadores; quando a maré enche, as boias movimentam o braço mecânico que as segura flutuando ao mar ativando a boia fazendo com que a água entra e fica armazenada no reservatório, e, quando baixa, a água sai, movimentando uma turbina diretamente ligada a um sistema de conversão, gerando assim eletricidade.
A primeira Usina Maremotriz da América Latina fica no Ceará no Porto de Pecem, havendo outras como a da Ilhas Orkney que fica na Escócia.
Vantagens
As vantagens dessas usinas são de uma fonte de energia limpa e renovável e seria uma alternativa para países que por diversos motivos não podem gerar energia elétrica através de outras formas.
Desvantagens
Ocorrendo também as desvantagens da necessidade de ter uma

Relacionados