103000680426

2421 palavras 10 páginas
Recapitulando
O signo é uma manifestação que representa algo que lhe deu origem. Ele só pode funcionar como signo se carregar esse poder de representar, substituir um outro diferente dele. Ora, o signo não é o algo representado, ele apenas está em seu lugar.Ele só pode representar esse algo de um certo modo e numa certa capacidade (NIEMEYER, 2010, p.36).

EXEMPLO

A palavra CASA, a pintura casa, o desenho de uma casa, a fotografia de uma casa, o esboço de uma casa, um filme de uma casa, ou mesmo o seu olhar para uma casa, são todos signos do OBJETO casa.

SIGNO
Significado (interpretante)

Representâmen (significante)

Objeto (referente)

EXEMPLO 1- Fotografia (significante/ representâmen) 2- Grupo alegre de pessoas (referente/objeto) 3- Pode significar: (significados/ interpretante) a) foto de família b) alegria c) convívio...

SIGNO Objeto (referente) a) Imediato: dentro do signo, no próprio signo. As relações através das quais o objeto dinâmico se representa no signo. b) Dinâmico: algo que o signo substitui. Está fora do signo. Exemplo: foto da garrafa de água (imediato) A própria garrafa de água (dinâmico).

SIGNO

Interpretante (significado)
a) Imediato b) Dinâmico 1- Emocional 2- Energético 3- Lógico

SIGNO Interpretante (significado) a) Imediato está dentro do signo. Consiste naquilo que o signo está apto a produzir numa mente interpretadora qualquer. Não se trata daquilo que o signo efetivamente produz na minha ou na sua mente, mas daquilo que, dependendo de sua natureza ele pode produzir.

O interpretante imediato “consiste naquilo que o signo está apto a produzir numa mente interpretadora qualquer”. Ora, então o que poderia ser o interpretante imediato na foto? Talvez a ideia da lata de bebida, já que o Guaraná Jesus, especificamente, não é conhecido de todos.

b) Dinâmico: aquilo que o signo efetivamente produz na sua, na minha mente, em cada mente singular. 1- Emocional 2- Energético 3- Lógico (Interpretante em si)

Relacionados

  • 103000680426
    3863 palavras | 16 páginas