102510010469

1098 palavras 5 páginas
As 12 passagens mais aterrorizantes da Bíblia – Parte I

Para nós, ateus, é praticamente um consenso que o livro sagrado dos cristãos seja uma obra escrita e editada por diferentes homens, de diferentes lugares e épocas com as ainda mais diferentes intenções. Uma leitura metafórica de partes da Bíblia (principalmente a criação do mundo e da humanidade no Genesis) é feita mesmo por uma parte significativa de cristãos mais esclarecidos. Porém, infelizmente, muito deles ainda encaram os textos bíblicos como literais e, pior, os repassam assim para suas crianças, como a “verdade absoluta”, de forma completamente acrítica. Selecionei alguns dos versículos mais tenebrosos do Antigo Testamento e apesar da análise carregada de humor, eu realmente espero, pelo menos, incentivar uma reflexão sobre os limites desse livro.

* Salmo 137-9 - Feliz aquele que pegar em teus filhos e der com eles nas pedras.

Suspeito que muitos cristãos irão dizer que estou descontextualizando o verso acima. Queria dizer, primeiro, que não, não estou. Lendo o capítulo você verá que o autor se perde em lamentações pois está longe de sua terra natal e , desesperado, diz o absurdo aí em cima. E , segundo, o que raios seria um contexto adequado ou não para esse tipo de frase? O único que consigo pensar deveria sair de algum livro de Stephen King. Por falar num dos grandes nomes da literatura de terror e paranormalidade, você ja assistiu/leu O Iluminado, leitor? É um clássico. Recomendo. Também tem a ver com maltrato de crianças.

* Malaquias 2 – 3 . Eis que reprovarei a vossa semente, e espalharei esterco sobre os vossos rostos, o esterco das vossas festas solenes; e para junto deste sereis levados.

Bem, essa é só mais uma da inúmeras ameaças do deus de Israel contra o seu povo. Nesse caso, ele esta se referindo especificamente aos sacerdotes porque, provavelmente, fizeram alguma estátua para adorar no lugar dele mesmo, o deus invisível. E aí o senhor ficou bravo e castigou todo

Relacionados