102121340663

2134 palavras 9 páginas
AQUÍFERO GUARANI

Introdução

O Aqüífero Guarani é tido como o maior manancial de água doce subterrânea do mundo. É um extenso reservatório de águas subterrâneas que engloba Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Sua maior ocorrência se dá em território brasileiro (2/3 da área total), abrangendo os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Devido o gradiente geotérmico, suas águas podem atingir temperaturas elevadas, em geral de 50°C a 85°C. A espessura total do aqüífero varia de valores superiores a 800 metros até a ausência completa de espessura em áreas internas da bacia. Considerando uma espessura média aqüífera de 250 metros e porosidade efetiva de 15%, estima-se que as reservas permanentes do aqüífero (água acumulada ao longo do tempo) sejam da ordem de 45.000 Km³. Devido o gradiente geotérmico, suas águas podem atingir temperaturas elevadas, em geral de 50°C a 85°C. O Aqüífero Guarani constitui-se em uma importante reserva estratégica para o abastecimento da população, para o desenvolvimento das atividades econômicas e do lazer.

O Aqüífero Guarani

Esse Aqüífero é o maior reservatório subterrâneo trans-fronteiriço de água doce do mundo e está localizado no centro-leste do continente Sul-Americano sob parte da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Com uma extensão aproximada de 1,2 milhão de km² (destes, 840 mil km² estão no Brasil), o Aqüífero comporta cerca de 45.000 km³ de água sob a forma de reservas permanentes e 5 mil m³/s de reservas exploráveis (que podem ser exploradas comercialmente) de acordo com a recarga anual.
O Aqüífero Guarani teria começado a se formar há mais ou menos 245 ou 144 milhões de anos quando as rochas conhecidas como “Guarani” começaram a se formar através de depósitos de camadas arenosas na região da bacia geológica do Paraná formando camadas que variam de 50 a 800 metros e estão situadas a mais ou menos 1800 metros de profundidade.

Relacionados