10183069781

368 palavras 2 páginas
PERGUNTAS Nº 1, 3, 4, 5, 9, 10.

APOSTILA – MUDANÇA SOCIAL

1. – Como definimos mudança social?
Resposta: Há inúmeras teorias diferentes de mudança social, porém a que nos atenderá refere-se à “mudança social” quando ocorrem mudanças nas estruturas e nos relacionamentos. 3. – Qual a relação entre mudança cultural e mudança social?
Reposta: A relação entre mudança cultural e social é que quase todas as mudanças importantes que ocorrem nas sociedades humanas envolvem aspectos sociais e culturais automaticamente. Na prática, a distinção entre uma e outra não é relevante. 4. – Cite os principais fatores de mudança social?
Resposta: Há diversos fatores, entre eles podemos destacar: os geográficos, os socioeconômicos, os culturais, os tecnológicos, os políticos, e aqueles relacionados a epidemias. 5. – As invenções podem provocar mudanças? Exemplifique.
Resposta: Sim. Por exemplo, a invenção do biquíni para o banho de mar provocou mudanças nos costumes de muitas nações. 9 – O que é evolução social?
Resposta: É o resultado cumulativo de mudanças sofridas pela sociedade no decorrer de um certo período e voltadas para uma mesma direção. Tal processo pode ser, muitas vezes, imperceptível, com o aperfeiçoamento contínuo das interações e das relações sociais sem mudanças bruscas, ou seja, em uma velocidade que seja fácil a perfeita adaptação da sociedade.
No século XX a ideia de evolução social estava vinculada à industrialização, devido ao interesse pelo futuro dos países em desenvolvimento. Em suma, uma sociedade “desenvolvida” era aquela mais tecnologicamente avançada, ou seja, a evolução social estava intimamente ligada à concepção de progresso. 10 – Explique o significado da ideia de desenvolvimento.
Resposta: A ideia de desenvolvimento pode ser identificada já nos primórdios do surgimento do capitalismo. A ideia de progresso (desenvolvimento), alardeada pelos iluministas no período da revolução francesa (1789), era

Relacionados

  • 10183069781
    1688 palavras | 7 páginas