10169080930

7221 palavras 29 páginas
UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE
LICENCIATURA EM HISTÓRIA - FUMDES

GUSTAVO CEZAR WALTRICK
MARIA CLORI ALVES ATAIDE
ROSSANA MALHEIROS ASTARITA SANGOI
SUZANE FAITA

MITOLOGIA GREGA

LAGES
2013
GUSTAVO CEZAR WALTRICK
MARIA CLORI ALVES ATAIDE
ROSSANA MALHEIROS ASTARITA SANGOI
SUZANE FAITA

MITOLOGIA GREGA

Trabalho apresentado na disciplina de História Antiga do 1º Semestre do curso de licenciatura em História como parte da avaliação sob orientação do professor Vlamir Severo Schulz.

LAGES
2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

A curiosidade pelo desconhecido e pelo incompreendido sempre motivou os seres humanos na tentativa de buscar explicações aceitáveis para os diversos fenômenos estranhos que o entendimento não podia interpretar ou compreender. As civilizações gregas da antiguidade compreendiam o mundo a partir de relatos Mitos, ou seja, histórias fantásticas com intervenção divina/sobrenatural, que “esclarecem” as dúvidas tornando compreensíveis situações cotidianas como as relações sociais e os fenômenos da natureza.
Apesar de compreendermos a cultura grega de maneira quase homogênea, os gregos da antiguidade nunca foram uma civilização muito unida, pois falavam dialetos variados e viviam em diferentes regimes políticos e sociais. A religião grega era concebida de maneira local e particularizada, embora existam características compartilhadas como o culto comum a algumas divindades entre as diversas tribos e comunidades existentes.
Por ser uma cultura religiosa politeísta e antropomórfica os gregos compreendia uma grande diversidade de seres divinos que em conjunto formavam uma grande família, influenciam e representam os fenômenos da natureza e as ações e sentimentos humanos, que determinavam a visão do mundo, a postura diante das mais diversas situações do mundo grego antigo.
Esta visão do mundo grego (religiosidade e mitos)

Relacionados