100/ Eu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EVOLUÇÃO DA INDÚSTRIA
A indústria brasileira da década de 1990 sofre os reflexos do ambiente macroeconômico e das reformas estruturais implementadas no Brasil, entre as quais se destaca a rápida e profunda abertura comercial. Dadas a
magnitude e característica da abertura brasileira, este trabalho tem como objetivo principal investigar possíveis mudanças estruturais na composição daestrutura produtiva. Enfatiza-se que a década de 90 é marcada por um quadro de fortes oscilações no produto, conseqüência de políticas de estabilização ou da conjuntura externa. Os reflexos dainstabilidade e da incerteza da economia são sentidos nas taxas de investimento, que, mesmo
diante da recuperação na segunda metade da década não recuperam as taxas apresentadas pela média histórica nacional. Naestrutura produtiva as mudanças se dão em direção aos setores intensivos em capital, com perda de participação dos setores intensivos em mão-de-obra e em tecnologia.A economia brasileira, na década de 1990, passou por um processo de profundas mudanças estruturais, que determinou um ponto de inflexão na trajetória da história econômica do país. Inaugurou-se um novo estilo de conceber e executar aspolíticas econômicas, ao mesmo tempo que foram implementadas e consolidadas as reformas de primeira geração, corporificadas principalmente nas aberturas comercial e financeira, na estabilização de preços, na desregulamentação da economia e nas privatizações, as quais introduziram mudanças significativas com efeitos sobre o ambiente e variáveis
CLASSIFICAÇÃO DAS INDÚSTRIAS
As indústrias podem serclassificadas com bases em vários critérios, em geral o mais utilizado é o que leva em consideração o tipo e destino do bem produzido:
a) Indústrias de base: são aquelas que produzem bens que dão a base para o funcionamento de outras indústrias, ou seja, as chamadas matérias primas industrias ou insumos industriais, como o aço.
b) Indústrias de bens de capital ou intermediárias: são aquelas queproduzem equipamentos necessários para o funcionamento de outras indústrias, como as de máquinas.
c) Indústrias de bens de consumo: são aquelas que produzem bens para o consumidor final, a população comum, elas subdividem-se em:
c.1) Bens duráveis: as que produzem bens para consumo a longo prazo, como automóveis.
c.2) Bens não duráveis: as que produzem bens para consumo em geral imediato, comoas de alimentos.
Se levarmos em consideração outros critérios como por exemplo:
1-Maneira de produzir:
a) Indústrias extrativas
b) Indústrias de processamento ou beneficiamento
c) Indústria de construção
d) Indústria de transformação ou manufatureira.
2-Quantidade de matéria prima e energia utilizadas:
a) Indústrias leves
b) Indústrias pesadas
3-Tecnologia empregada:
a) Indústriastradicionais
b) Indústrias dinâmicas.
OS FATORES LOCACIONAIS
Fatores locacionais devem ser entendidos como as vantagens que um determinado local pode oferecer para a instalação de uma indústria.
Podem ser eles:
Matéria prima abundante e barata
Mão de obra abundante e barata
Energia abundante e barata
Mercados consumidores
Infra estrutura
Vias de transporte e comunicações
Incentivos fiscaisLegislações fiscais, tributárias e ambientais amenas.
Durante a 1ª Revolução industrial as indústrias inglesas se concentraram nas proximidades das bacias carboníferas, o que fez com que ali surgissem importantes cidades industriais, que ganharam o apelido de cidades negras, isso se deu em decorrência do pequeno desenvolvimento em especial dos meios de transporte.
Na 2ª Revolução Industrial dofinal do século XlX, com o desenvolvimento de novos meios de transporte ( ferrovia) e a utilização de novas fontes de energia ( eletricidade, petróleo, etc.) houve uma maior liberdade na implantação de indústrias que fez com que surgissem novas áreas industriais.
No século XX as metrópoles urbano industriais passaram a concentrar as maiores e mais importantes indústrias, o que as tornou o centro...
tracking img