100 Bilhões de neuronios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 91, p. 599-615, Maio/Ago. 2005 599
Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>
Terezinha Petrucia da Nóbrega
QUAL O LUGAR DO CORPO NA EDUCAÇÃO? NOTAS SOBRE CONHECIMENTO, PROCESSOS COGNITIVOS E CURRÍCULO
TEREZINHA PETRUCIA DA NÓBREGA
*
É indigno de um homem bem educado descobrir, sem necessidade, as partes do corpo que o pudor natural leva a esconder.Quando a necessidade nos força a fazê-lo, devemos dar mostras de um recente recato – ainda que ninguém nos observe (...). O passo não deve ser nem demasiado lento nem demasiado apressado. O primeiro é próprio de um insolente, e o segundo de um descabelado.
Há que evitar também o balanceamento, porque não há nada mais desagradável do que essa claudicação ( . . . ) .
Brincar com os pés,quando se está sentado, é próprio de um tolo; gesticular com as mãos é sintoma de uma razão que não se encontra intacta.
(Erasmo de Roterdã)
RESUMO: O texto aborda elementos do projeto Iluminista e sua influência na educação do corpo, notadamente os aspectos da civilidade e a cultura do corpo no ideário da pedagogia moderna, considerando a perspectiva da instrumentalidade. Apontamos para possíveiscaminhos das relações entre corpo e educação na contemporaneidade, com base em uma fenomenologia do corpo e sua relação com os processos cognitivos. Por fim, apresentamos indicadores para pensar o conhecimento do corpo na educação, partindo de reflexões sobre a educação do corpo e a organização do conhecimento no currículo.
Palavras-chave: Cultura do corpo. Civilidade. Fenomenologia. Processoscognitivos. Conhecimento.
* Doutora em educação, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e membro do Grupo de Pesquisa “Corpo e Cultura de Movimento”, do Programa de PósGraduação em Educação da UFRN. E-mail: pnobrega@ufrnet.br600

O corpo e a educação na cultura renascentista
A ideia do homem como construtor de si mesmo marca o pensamento renascentista e coloca ohumanismo como um projeto pedagógico de intenso alcance social. O quadro “A escola de Atenas”, de Raphael, pode ser considerado a representação de uma síntese do pensamento renascentista, ou seja, a tentativa de unificar a metafísica e a filosofia da natureza. O Renascimento não é a renascença da civilidade contra a barbárie, do saber contra a ignorância, mas o nascimento de uma civilização diferente,fundada num individualismo prático, no naturalismo filosófico e num aguçado gosto artístico. De modo geral, pode-se dizer que o século XV configurou um pensamento sobre o homem, e no século XVI esse humanismo foi ampliado com um pensamento sobre a natureza. Portanto, entre a Idade Média e o Renascimento não há nem ruptura, nem continuidade, mas diversidade de interesses e de proposições, sobretudouma diferença de nível histórico-crítico do conhecimento que os humanistas tiveram com relação às tradições latina e grega (Reale & Antiseri, 1990).
Nesse projeto, a educação do corpo assume um papel significativo na história da idéias pedagógicas do Ocidente. Há na cultura renascentista formas de educação do corpo divulgadas pelos manuais pedagógicos, por exemplo o tratado A civilidadepueril, de Erasmo de Roterdã (1978), no qual encontramos importantes reflexões sobre a educação dos gestos. As atitudes exteriores não são gestos superficiais, inúteis ou desnecessários, elas revelam o homem interior, por isso a educação deve preocupar-se com esses aspectos. Os tratados de civilidade descreviam, em versos fáceis de serem fixados na memória e no corpo, a forma de bem se conduzir emsociedade, numa época em que se vivia sempre em conjunto, no seio de uma comunidade restrita, de limites bem precisos (Ariès, 1978).
O tratado A civilidade pueril, publicado em 1530, foi dedicado a um menino nobre, Henri de Bourgogne, filho do Príncipe de Veere; embora fosse escrito para a educação de crianças, o livro trata de um assunto de interesse geral: “o comportamento de pessoas em sociedade...
tracking img