100 Anos de administração

Páginas: 29 (7209 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2011
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo análisar os 100 anos da Administração, passando pelo Taylorismo ou Administração Científica, plea Teoria Clássica da Administração desenvolvida por Henri Fayol, abordar também Max Wber e a Burocracia. Essa análise passa pela Abordagem das Relações Humanas que traz a experiência em Hawthorne desenvolvida por Elton Mayo, trazendo algumas críticas àTeoria, também pela Abordagem Estruturalista que vem em oposição às Teorias Clássica e Teoria das Relações Humanas; a Abordagem Comportamentalista que enfoca a motivação humana. A Teoria Geral dos Sistemas que busca produzir teorias e formulações que possam criar condições de aplicação na realidade empírica; analisa também a Abordagem Neoclássica que porpõe uma retomada das abordagens clássicas ecientífica com novo enfoque. Na análise do Desnvolvimento Organizacional observamos uma resposta das organizações às mudanças. A Abordagem Contigencial analisa a organização como um todo, ou seja, é a mais eclética das abordagens. Por fim as novas abordagens, que traz a Qualidade Total, A Reengenharia e a ReAdministração. Ao final espero ser capaz de analisar e adotar uma teoria que melhor seaplique aos dias de hoje.

1

TAYLORISMO - ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Taylorismo ou Administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro estadunidense Frederick Winslow Taylor (18561915), que é considerado o pai da administração científica. Caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando-se aumentar a eficiência da empresa aumentando-se a eficiência ao niveloperacional.

Primeiros estudos essenciais desenvolvidos por Taylor
Em relação ao desenvolvimento do pessoal e seus resultados objetivamente: acreditava que, oferecendo instruções sistemáticas e adequadas aos trabalhadores, ou seja, treinando-os, haveria

possibilidade de fazê-los produzir mais e com melhor qualidade.. Em relação ao planejamento a atuação dos processos: achava que todo e qualquertrabalho necessita, preliminarmente, de um estudo para que seja determinada uma metodologia própria, visando sempre o seu máximo desenvolvimento. Em relação a produtividade e à participação dos recursos humanos: estabelecia a co-participação entre o capital e o trabalho, cujo resultado refletia em menores custos, salários mais elevados e, principalmente, em aumentos de níveis de produtividade. Emrelação ao autocontrole das atividades desenvolvidas e às normas procedimentais: introduziu o controle com o objetivo de que o trabalho seja executado de acordo com uma seqüência e um tempo préprogramados, de modo a não haver desperdício operacional. Inseriu, também, a supervisão funcional, estabelecendo que todas as fases de um trabalho devem ser acompanhadas de modo a verificar se as operaçõesestão sendo desenvolvidas em conformidades com as instruções programadas. Finalmente, apontou que estas instruções programadas devem, sistematicamente, ser transmitidas a todos os empregados.

2

Metodologia do estudo
Taylor iniciou o seu estudo observando o trabalho dos operários. Sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima, e das partes para o todo; dando ênfase na tarefa. Para ele aadministração tinha que ser tratada como ciência. Desta forma ele buscava ter um maior rendimento do serviço do operariado da época, o qual era desqualificado e tratado com desleixo pelas empresas. Não havia, na época, interesse em qualificar o trabalhador, diante de um enorme e supostamente inesgotável "exército industrial de reserva". O estudo de "tempos e movimentos" mostrou que um "exército"industrial desqualificado significava baixa produtividade e lucros decrescentes, forçando as empresas a contratarem mais operários.

Organização Racional do Trabalho
Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos: objetivava a isenção de movimentos inúteis, para que o operário executasse de forma mais simples e rápida a sua função, estabelecendo um tempo médio, a fim de que as atividades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 100 anos
  • 100 Anos de taylor
  • Luiz gonzaga 100 anos
  • "100 anos de Vinícius"
  • Henri Poincare 100 Anos
  • A Guerra Dos 100 Anos
  • 100 anos de mecânica quântica
  • 100 anos com o núcleo atômico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!