10 Passos para o corpo dos seus sonhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
10 passos para o corpo dos seus sonhos

Você começou a Treinar  e, nos primeiros meses, sente que perdeu peso e tonificou o corpo. Empolgada, se dedica ainda mais aos treinamentos. Mas os novos resultados teimam não aparecer. “Conhecido como efeito ‘estaciona’, ele pode acontecer quando o corpo acostuma com os exercícios”. 

O mesmo se repete com a dieta. Depois de afinar nas primeirassemanas, o corpo atinge uma estabilização e a nova perda de peso demora a aparecer — é conhecido como platô da dieta. Quando a pessoa começa a ingerir menos calorias, o organismo sofre no início, mas depois encontra meios para se adequar à quantidade de alimento que está sendo recebida, impedindo o processo de emagrecimento.

Os resultados têm uma repercussão imediata maior em quem está muito tempoparada, mas tendem a aparecer menos  nas pessoas que treinam e estão mais próximas a um nível de excelência. Mas exis---tem alguns truques para voltar a comemorar. “O corpo necessita de apenas 15 dias para se adaptar a uma nova situação. Depois disso, é preciso mudar algo para ele se estimular novamente”. Veja o que fazer para o organismo responder novamente aos exercícios e à dieta.

1 Bebamais água e gelada!
Ao ingerir líquidos gelados, você obriga seu organismo a trabalhar de maneira mais intensa. “Quando a dieta chega a uma zona de conforto e você introduz a água gelada ao cardápio, o corpo ganha um novo estímulo porque precisa trabalhar mais para elevar a temperatura do líquido”, diz a nutricionista Fernanda Cassullo Amparo. Assim, você acelera o metabolismo e dá um up na sua dieta.2 Ajuste sua dieta
Tomar apenas café da manhã, almoçar e jantar não emagrece. Pelo contrário. Com menos refeições ao dia, o corpo sente falta de nutrientes e, “com medo de ficar sem eles”, armazena energia para sobreviver. Daí sua dieta para de fazer efeito. Um estudo publicado no British Journal of Nutrition mostrou que, ao fracionar as refeições, a mulher sente menos fome ao longo do dia,mesmo ingerindo menos calorias. E mais! Comendo a cada três horas, a pessoa fica mais humorada.

3 Sempre no mesmo horário, não pode!
O  corpo vive em função do ciclo circadiano, que nada mais é do que o ritmo do relógio biológico para viver durante as 24 horas do dia. É ele quem determina a hora da fome, do sono, a hora de maior rendimento para o trabalho e assim por diante. Se você malha sempreno mesmo horário, seu ciclo circadiano assimilará isso e passará a tornar o exercício uma rotina. “Ao fazer uma mudança trocando de horário, seu corpo não entende bem o que está acontecendo e passa a gastar mais energia com o mesmo exercício físico”, explica o fisiologista Raul Oliveira.

4 Coma um pouco mais!?
Evite manter uma dieta restritiva por muito tempo. Com a baixa ingestão calórica, atendência é que seu corpo pare de consumir calorias para manter um estoque energético e “sobreviver”. Além disso, o cardápio restrito faz com que você desista do regime mais rápido e ainda recupere aqueles quilinhos perdidos. Segundo um estudo realizado em Boston, em um ano, mais de 80% das pessoas que seguem uma dieta desse tipo desistem no meio do caminho. O ideal é apostar mesmo na reeducaçãoalimentar. Você demora um tempo maior para emagrecer, mas o resultado é mais seguro e duradouro.

5 Carboidrato sim, senhora!
Há pessoas que deixam de comer alimentos ricos em carboidratos com medo de engordar. “Ele é a principal fonte de energia do corpo. Se ele falta enquanto você está fazendo exercícios, o organismo vai atrás da proteína dos músculos para conseguir se manter”, afirmaFernanda. Se o corpo começa a consumir os músculos, seu exercício perde a validade. Portanto, não o despreze. Estudos científicos mostraram que manter uma dieta com 60% das calorias na forma de carboidratos ajuda a melhorar a performance e diminui a fadiga física. Antes da malhação, vale comer uma barrinha de cereais ou uma fruta. Depois, invista no lanche com pão integral, peito de peru e queijo...
tracking img