10 Mandamentos tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SLIDES TCC

Os tópicos utilizados na apresentação são muito parecidos com o de qualquer trabalho científico.
Resumo . Um bom resumo é essencial. Apesar do que é falado no início da apresentação, algumas palavras-chave e “ganchos” ajudarão ainda mais na compreensão do público.
Introdução. A introdução não precisa ser grande ou abordar tudo que vá ser falado, em suma, ela responde aoquestionamento “o que me fez pensar sobre esse assunto”. Lembrando que se deve economizar nas palavras.
Objetivos. Aqui o autor colocará o porquê de ter feito a pesquisa. Dois objetivos são suficientes. O apresentador deve-se abster de motivações pessoais e ser bem direto.
Metodologia. Aqui, relaciona-se os métodos utilizados para se chegar aos resultados.
Resultados. Gráficos, tabelas e quadros sãoum bom atrativo nessa parte da apresentação. Nesse ponto você expõe o que conseguiu descobrir com sua pesquisa.
Conclusões. Você deve utilizar até quatro slides para esse tópico. De suma importância na apresentação, a partir de cada ponto descrito, você poderá tecer comentários para o público.
Os dez mandamentos para uma excelente apresentação de monografia e eventos
by Sinara Duarte
1.Não desleixe da aparência jamais. Na apresentação de monografias ou outros eventos todo cuidado é pouco. O momento requer um vestuário simples e formal, nada muito exagerado. As mulheres evitem decotes generosos, saias muito curtas, maquiagem carregada, transparências, afinal o que está em jogo não é a sedução. Os homens, devem dar preferência a camisas de tons neutros, como o branco, cinza, tonsclaros de outras cores, nada de camisas sem manga ou com propaganda de alguma coisa. Calça deve ser social, sem ser muito justa (estilo Zéze de Camargo e Luciano), jeans se for escuro e sem detalhes chamativos e sapato social. A meia combina com a cor do sapato. A única pessoa que usava meia branca com sapato preto era o Jackson quando tinha nariz e era negro. Agora, se o evento for muito chiquepode-se utilizar terno e gravata, de preferência italiana (aquelas pequenas, existem imitações a venda).  Lembre-se que imagem e postura conta muito. Cabeça erguida, coluna ereta demonstra entusiasmo e elegância. Também cuidado com o exagero dos perfumes principalmente para as mulheres e cheiro de cigarro, nada mais desagradável. Se é fumante compulsivo, procure levar alguns chicletes a base denicotina, faz o mesmo efeito (acalma).
2. Cheque cedo. Nunca, chegue em cima da hora, quando for se apresentar. Economize stress.  Cheque cedo, se possível, uma hora antes para testar seu pendrive e afins se for usar computador. Se apresentação for pela manhã, acorde mais cedo, para não chegar com cara de sono. Leve bala de menta e água, pois algumas pessoas com o nervosismo, a voz pode faltar.3. Cuidado com slides: A maioria das universidades e faculdades estão utilizando-se de datashow e computador, portanto, sempre leve 3 versões,  pois pode ocorrer problemas de compatibilidade de arquivos, assim, nunca é demais ter uma versão em PDF, a maioria dos computadores tem leitor de pdf) e outra em slides (Powerpoint ou Impress) e outra no papel (imprimido) , pois pode ocorrer algumproblema técnico com o computador ou mesmo faltar energia elétrica, assim não será prejudicado. Outro detalhe: menos sempre significa mais, portanto, economize nos efeitos especiais, pois dependendo da configuração da máquina, da versão do editor de apresentações podem falhar na hora H. Isso vale para as fontes também. O formato da letra deve ser legível para todos, inclusive aquele senhor sentado naúltima cadeira. Lembre-se fundo escuro letra clara e vice-versa. Use fontes classicas como arial ou times new roman, nada de letras muito enfeitadas, que só você tem no seu computador.  Cuidado com os famosos erros de digitação! Erro de português é imperdoável! Não use lasers ou apontadores, a não ser que seja legista do CSI e que queira mostrar um detalhe hiper mega  super importante sem o qual...
tracking img