10 Indicadores de uma empresa socialmente responsável

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ao contrário do que se possa pensar, uma empresa socialmente responsável não realiza apenas trabalhos focados para quem está do lado de fora dos seus portões. Lógico que desenvolver ações paracomunidades vizinhas, adotar instituições como asilos, creches, colégios públicos, criar programas educacionais para menores carentes, preservar o meio ambiente, entre outras, são atitudes de sumaimportância. Contudo, também é preciso olhar para as pessoas que estão dentro da corporação, ou seja, para os colaboradores. Seguem algumas ações que podem ser desenvolvidas internamente e que tambémcaracterizam uma empresa socialmente responsável.
1 - Desenvolvimento de uma cultura corporativa, com foco para o fortalecimento das relações de trabalho. Quando uma empresa está preparada para dialogar com osrepresentantes das classes sindicais abre espaço, para que se chegue a denominadores comuns que atendam tantos às suas expectativas quanto às dos trabalhadores.
2 - Estabelecer uma campanha internade conscientização, a fim de que os profissionais abracem a ideia e entendam que uma empresa socialmente responsável não se faz apenas com boa vontade da diretoria. Mas, que cada integrante precisater ciência de que ele pode contribuir para a responsabilidade social.
3 - Programar atividades que visem à melhoria contínua da qualidade de vida do trabalho. Além de melhorar os índices de satisfaçãointerna, a empresa também poderá reduzir o turnover e os percentuais de absenteísmo.
4 - Transparência na comunicação interna/externa é fundamental para que a empresa conquiste a credibilidade juntoaos seus profissionais e, conseqüentemente, os stackholders e a sociedade como um todo.
5 - Enfatizar nas campanhas internas que ações socialmente responsáveis não correspondem a atividadesfilantrópicas.
6 - Abrir espaço para ouvir aquilo que os funcionários têm a dizer. Uma organização que apenas acredita que sua "voz" tem vez, não imagina o estrago que pode produzir à sua própria...
tracking img