10 Dicas de programa de fidelidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O post de hoje é inspirado no post de Mark Goldstein para o blog Gamified Enterprise (ver o post original aqui). Curti muito as dicas de Mark e queria dividir essas dicas com vocês.
 
Então, para todos aqueles pensando em fidelizar seus usuários (Parabéns!!) seguem as 10 dicas para um programa de fidelização
 
1. Não se engane! Se o seu produto é ruim, não é gamificação ou fidelização deusuários em geral que vai salvá-lo. Descubra o que há de errado, conserte e bola pra frente!
 
2. Para de olhar para a prova do amiguinho do lado. O seu competidor provavelmente pensou bem antes de criar o programa de fidelidade dele. Pare de copiar e pense no seu cliente!
 
3. Essa história de botar no ar e esquecer só vai te dar dor de cabeça depois. Programas de fidelidade sãoestratégias a longo prazo! Monitore, acompanhe, invista tempo!
Nada de lançar um programa de fidelidade em um canal só! Vai ficar bagunçado e seus clientes vão se irritar.
 
4. Pegue leve com os nomes! Um programa de fidelidade é um programa de fidelidade! Seus clientes entendem isso, do posto de gasolina ao check-in da companhia aérea! Então, brinque com o nome do seu programa, mas não o deixeirreconhecível.
 
5. Não esqueça que você não é a única coisa na qual os seus clientes pensam noite e dia. Respeite eles e não os encha de spam!
 
6. Sacuda um pouco as coisas! Misture prêmios tangíveis como descontos com prêmios intangíveis como status e pontos. Coloque também elementos surpresa aqui e ali para deixar tudo mais interessante!
 
7. Se não for intuitivo, esqueça! Comodisse antes, seu cliente não passa o dia inteiro pensando em você. Ele não tem tempo para ficar desvendando o que você quis dizer. Comunique as regras do jogo de maneira clara!
 
8. Vitórias rápidas deixam pessoas felizes. É ótimo ter prêmios para aqueles clientes que dão uma volta ao mundo por você, mas é preciso premia-los cedo para manter sua trupe engajada
 
9. Fidelização funciona. Sevocê tiver que fazer milhares de testes ridículos e pegar métricas absurdas até que as pessoas se convençam e deixem você botar o programa no ar, a coisa vai ficar complicada. A melhor maneira de testar um programa de fidelidade é botando ele para rodar, vendo como seus usuários interagem com as regras criadas e adaptando seu programa à eles.

Fidelizar é um objetivo incessante e um desafio paraas empresas. Com ofertas mais diversas, tentadoras e inovadoras, a cada dia surgem novos concorrentes com produtos mais alinhados às necessidades e desejos dos consumidores, o que torna a fidelização mais difícil.
A busca pela fidelização deve ser encarada pelas organizações como algo que deve ser conquistado e mantido todos os dias, em todos os momentos em que o consumidor estiver em contato comseus produtos, serviços, pessoas ou marca.
Ter um programa de fidelidade para os clientes vale a pena desde que determinados fatores sejam observados, como os atributos do produto, a imagem da empresa e o relacionamento com o cliente.
1. A empresa deve ter um bom produto
Afinal, com um produto ruim, não há programa de fidelidade que funcione. A inovação deve ser um dos focos para oferecersempre algo melhor. Além da qualidade do produto em si, aspectos relacionados à funcionalidade, disponibilidade, entrega e preço justo fazem parte desta dimensão.
2. Trabalhe a imagem da empresa no mercado
É importante destacar aspectos referentes à força e à gestão da marca, sua credibilidade e referência no mercado. Uma empresa que consegue se colocar como uma marca diferenciada possui umexcelente atributo para conseguir cultivar clientes mais fiéis.
3. Desenvolva e mantenha um bom relacionamento com seu cliente ao longo do tempo
Isso está diretamente relacionado ao atendimento (pré-venda, venda e pós-venda), à prestação de serviços adicionais e à construção da empatia entre a empresa e seu público-alvo. Aprenda a escutar e entender o cliente, e trabalhar com foco no longo prazo,...
tracking img