10 - CONSERVAÇÃO DE FORRAGEIRAS – ENSILAGEM E FENAÇÃO

8978 palavras 36 páginas
CONSERVAÇÃO DE FORRAGEIRAS

1. INTRODUÇÃO

A conservação de forragem é uma prática fundamental quando se adota o manejo intensivo das pastagens. A manutenção da oferta de forragem de alta qualidade durante todo o ano, garante o atendimento do requerimento animal e permite aumentar a eficiência da utilização das pastagens diminuindo o risco de degradação das mesmas em decorrência do superpastejo, muitas vezes registrado durante o período de crescimento restrito das forrageiras de clima tropical.
A ensilagem e a fenação são as principais formas de conservação de forragem empregadas pelos pecuaristas, não podendo ser considerados sistemas antagônicos, e sim complementar, pois o alimento produzido apresenta características distintas. De maneira geral a ensilagem é mais utilizada no Brasil, pois envolve o uso de máquinas mais simples, com custo mais baixo, quando comparado à fenação.
No processo de ensilagem a forragem é fermentada anerobiamente por bactérias produtoras de ácido lático presentes na forragem. A preservação depende de pH baixo o suficiente para inibir o crescimento de bactérias do gênero Clostridium e outros microrganismos anaeróbios, e de condições anaeróbias que inibam o desenvolvimento de microrganismos aeróbios, tais como leveduras e fungos.
Na fenação, a forragem é desidratada de tal forma que permanece biologicamente inativa com respeito a atividade enzimática da planta e dos microrganismos. O baixo conteúdo de umidade dos fenos permite que este seja transportado e comercializado em função do reduzido peso em relação a unidade de matéria seca (MS). A fenação é a principal prática de conservação nas regiões onde ocorrem condições apropriadas para a secagem.
Contudo, ela pode também ser usada em locais de maior precipitação onde a ensilagem é considerada de difícil adoção devido às características da forragem, alta temperatura ou tradição. Por outro lado, as perdas no armazenamento para as silagens são mais altas do que o observado para

Relacionados