10 CONCEITOS E TIPOS DE RESENHA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4068 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITOS E TIPOS DE RESENHA1

Prof. Teófilo L. de Lima (limateo@bol.com.br – lima.teo@hotmail.com)


Resenhar consiste em examinar e apresentar o conteúdo de obras prontas, acompanhada de avaliação crítica do resenhista e consiste no nível mais elementar da pesquisa científica exploratória, pois o texto já está pronto.

A resenha é um trabalho feito por profissionais de sólido conhecimento naárea científica na qual atua, já que demanda olho clínico e autonomia intelectual, sendo, em muitos casos, no ensino superior, utilizada como um importante exercício de iniciação científica, uma vez que o contato com obras já prontas oportuniza o contato com o mundo da ciência propriamente dita.

Para a elaboração de uma resenha, o autor deve, a exemplo de outros trabalhos acadêmicos de cunhocientífico, ser orientado por métodos, princípios e técnicas aceitos pela ciência, sob pena de descaracterizar o trabalho ao qual se propõe. Neste caso, deve-se tomar cuidado, inclusive com a representação gráfica da resenha, mas não exclusivamente, pois, o conteúdo, em si, é a parte de maior relevância.

O texto da resenha não deve ser muito extenso, nem tampouco, sintético em demasia que não permita acompreensão do leitor, todavia, não há uma medida exata para delimitar o texto da resenha com o propósito de proporcionar autonomia e liberdade de expressão por parte do resenhista. Mesmo assim há, com a intenção de estabelecer um certo padrão, uma estrutura que deve ser considerada, isto é, a resenha possui elementos essenciais que não podem ser ignorados na elaboração dos textos.

Há váriostipos de resenhas, a depender dos objetivos do trabalho:

a. Resenha bibliográfica – caracteriza-se pelo exame sobre um determinado fato ou fenômeno, estudado em profundidade por vários autores, o que possibilita um tratamento qualitativo pela diversidade de obras consultadas. É uma espécie de levantamento bibliográfico ou revisão de literatura.

b. Resenha crítica - caracteriza-se pelo exame críticosobre um determinado fato ou fenômeno, a partir de um determinado autor. Trata-se de uma análise crítica elaborada sobre um texto.

c. Resenha informativa – Trata-se de expor o conteúdo do texto resenhado com a maior objetividade possível. Não exige uma análise crítica.

d. Resenha histórica – Trata-se de uma exposição de fatos, segundo sua trajetória temporal. É objetiva e dispensa a análisecrítica do autor da resenha.
1.1 Partes essenciais da resenha


a. Identificação da obra – Deve constar no alto da primeira página da resenha, em um texto formatado e sem parágrafo, escrito numa distância de 6 cm da margem e inclui: o nome do autor; o título da obra (destacado); o subtítulo, se houver; a imprenta (local, editora e data) e o total de páginas resenhadas. Isto, em se tratando de livro,pois para outros tipos de textos, seguir as normas da ABNT.

b. Título da obra: De preferência centralizado e destacado, escreve-se o título da obra e o subtítulo, se houver.

c. Credenciais do autor resenhado – Em um texto, destaca-se as principais informações sobre o autor, de outro modo, trata-se de uma pequena biografia sobre o autor resenhado, constando: nome completo; naturalidade; data denascimento; data de falecimento, se for o caso; área de estudo e pesquisa; obras publicadas; trabalhos desenvolvidos; vínculo acadêmico; contribuições relevantes. Normalmente estas informações estão na própria obra resenhada.

d. Síntese – Trata-se de um texto escrito com as principais informações sobre o material resenhado. Pode-se acrescentar pormenores, desde que sejam importantes para oentendimento do texto resenhado.

e. Apreciação da obra (análise crítica) – Trata-se de uma análise crítica da obra, considerando a sua determinação histórica e metodológica (dizer a data em que foi escrita e de que tipo de literatura ela trata. Identificar se é um trabalho jornalístico, científico, didático, etc.). Esta parte da resenha também é reservada para comentar sobre as contribuições da...
tracking img