1) O que se entende por educação infantil? Qual sua história no Brasil?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1126 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 4 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO INDIVIDUAL
RAQUEL SANTOS MORALES – raquelita_morales@hotmail.com
POLO: BARUERI
TURMA: APROVEITAMENTO EM PEDAGOGIA

ATIVIDADE DE ESTUDO AVANÇADO
(Manual da Teoria)

1) Em teoria Jean Piaget se refere a aprendizagem  de duas formas: desenvolvimento da inteligência e aquisição de novas estruturas. O desenvolvimento é um processo espontâneo e contínuo que inclui maturação,experiência, transmissão social e desenvolvimento do equilíbrio. A segunda forma de aprendizagem é limitada à aquisição de novas respostas a situações específicas ou à aquisição de novas estruturas para algumas operações mentais específicas.
A aprendizagem é um processo que envolve a assimilação e a acomodação. Ao participar ativamente dos acontecimentos, assimilam-se as informações sobre o ambientefísico e social e transformamos o conhecimento adquirido em formas de agir. As novas aprendizagens baseiam-se nas anteriores assim, a inteligência humana desenvolve-se, ou seja, aprendizagens simples servem de base a outras aprendizagens mais complexas.
Ao transformar o conhecimento assimilado em uma nova forma de ação, há uma acomodação no organismo nos aspectos físico e mental e o ambiente em quese vive. Através de assimilações e acomodações constantes e contínuas, cada indivíduo organiza sua noção da realidade, seu próprio conhecimento.
No processo de desenvolvimento, tal como é visto por Piaget, cada criança se desenvolve através de estágios:
Sensorimotor – que vai do nascimento aos 2 anos de idade. Neste estágio a criança evolui de uma situação puramente reflexa até a diferenciaçãodo mundo exterior em relação a si própria.
Operações concretas – estende-se dos 2 aos 11 anos de idade e subdivide-se em pensamento pré-operacional (de 2 a 7 anos) e pensamento operacional concreto. Consiste na preparação e na realização das operações concretas em classes, relações e números.
Operações formais – de 11/12 até 14/15 anos. Período no qual o adolescente ajusta-se à realidade completade sua atualidade, mas também é capaz de lidar com o mundo das possibilidades.
Os períodos ou estágios teorizados por Piaget não constituem divisões arbitrárias do processo evolutivo, ou seja, cada um deles possui que o define. A teoria de aprendizagem de Jean Piaget contribui com os educadores quanto ao estágio de desenvolvimento do pensamento infantil, adequando as atividades escolares àscaracterísticas evolutivas das crianças.


Já conforme Vygostisky o jogo infantil estabelece uma relação estreita com a aprendizagem. Para uma maior compreensão é necessário retomar sua teoria do desenvolvimento cognitivo. O desenvolvimento cognitivo resulta da interação entre a criança e as pessoas com quem mantém contato regulares.
O principal conceito da teoria de Vygotsky é o de Zona deDesenvolvimento Proximal, ou seja, a diferença entre o desenvolvimento atual da criança e o nível que atinge quando resolve problemas com auxílio, é o que leva à consequência de que elas podem fazer mais do que conseguiriam fazer sozinhas. No desenvolvimento, a imitação e o ensino desempenham um papel importante. Evidenciam qualidades especificamente humanas do cérebro e conduzem a criança a atingirnovos níveis de desenvolvimento. A criança, no futuro, fará sozinha aquilo que hoje é capaz de fazer em cooperação. Não é o caráter de espontaneidade do jogo que o torna uma atividade importante para o desenvolvimento da criança, mas sim, o exercício no plano da imaginação da capacidade de planejar, imaginar situações diversas, representar papéis e situações do cotidiano, bem como, o caráter socialdas situações lúdicas, os seus conteúdos e as regras inerentes à cada situação.

2) O que se entende por educação infantil? Qual sua história no Brasil?
A educação infantil é toda modalidade educativa vivida pela criança; seja na família, comunidade, sociedade e escola antes de atingirem idade para a escola obrigatória.
A Constituição Federal se refere a educação infantil como uma...
tracking img